Termo de Cooperação Técnica garante segurança das eleições 2022 no Maranhão

O Termo de Cooperação visa a prestação de serviços de interesse público por meio da disponibilização de efetivo policial durante todo o processo eleitoral

Termo de Cooperação Técnica garante segurança das eleições 2022 no Maranhão - Autoridades

A segurança do processo eleitoral no Maranhão foi o objeto de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Segurança Pública na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, pela presidente, desembargadora Angela Salazar, e pelo secretário Silvio Leite Mesquita.

O Termo de Cooperação visa a prestação de serviços de interesse público por meio da disponibilização de efetivo policial durante todo o processo eleitoral.

A desembargadora Angela Salazar explicou que a parceria foi firmada para manter a mesma tranquilidade registrada em eleições anteriores com o apoio dado pelos órgãos de segurança. “O Termo de Cooperação garantirá a segurança dos magistrados (as), servidores (as), mesários (as), colaboradores e de toda a sociedade para garantir o exercício do voto com tranquilidade, serenidade e, assim, defender a nossa democracia”. 

Já o secretário de segurança Silvio Leite, reafirmou que o apoio do Governo garantirá ao cidadão a segurança necessária para exercer o seu direito ao voto, como consolidação do Estado Democrático de Direito.

Presente à assinatura do documento, a juíza Rosângela Prazeres (auxiliar da presidência); o delegado-geral Jair Paiva; o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra; o subchefe do estado maior geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Nilson Ferreira; o tenente-coronel Alysson Máximo, da Polícia Militar do Maranhão e chefe da Seção de Segurança Institucional e Inteligência do Regional; o major Rigoberto; o diretor-geral, Hebert Leite e assessores do Regional.

Na oportunidade, o tenente-coronel Alysson Máximo apresentou dados do planejamento estratégico do processo de segurança relativo às eleições de 2022.

Caberá à Justiça Eleitoral fornecer informações sobre dias e horários de funcionamento de postos de atendimento, sobre os locais de armazenamento de urnas, de votação e de apuração para efeitos de elaboração do plano de segurança; ceder servidores para acompanhamento e orientação de equipes de terra e ar, especialmente nas operações relacionadas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, entre outros.

À Secretaria de Segurança Pública deverá apresentar ao TRE-MA o plano de segurança para as Eleições 2022; compor, juntamente com os demais órgãos de segurança pública, o Comitê de Segurança para as Eleições de 2022, que funcionará nas dependências do Tribunal; garantir a segurança dos locais de votação, de transmissão e totalização, até o final da apuração e divulgação dos resultados.

1/ Galeria de imagens
icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido