Em aula magna, corregedor ressalta papel da justiça eleitoral

A aula ocorreu para os alunos da UNDB

Em aula magna, corregedor ressalta papel da justiça eleitoral

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Luiz de Almeida, proferiu na quarta-feira, 21 de setembro, a aula magna que marcou o início do ano letivo dos alunos do curso de direito do Centro Universitário UNDB, no Teatro Maria Izabel Rodrigues.

Ao falar sobre o “Papel da Justiça Eleitoral como instrumento de consolidação democrática”, o corregedor lembrou que a justiça eleitoral é fundamentalmente necessária para os eleitores e eleitoras escolherem os seus representantes de forma consciente e crítica.

"Quando eu falo de justiça eleitoral, falo fundamentalmente da necessidade de que seus atores institucionais se empenhem com a égide da sua dignidade, de sua história, para assegurar a cada eleitora e eleitor brasileiro a liberdade de votar, de escolher, aquele que entenda ser o melhor candidato”.

 Afirmou, ainda, que a responsabilidade da democracia é contar com a participação de cada um nesse processo, ou seja, o (a) eleitor (a) no dia da eleição tem que ter consciência de que está fazendo a melhor escolha, a escolha que vai definir o destino do país.

“Este ano, 150 milhões irão às urnas escolher os seus representantes, mas escolher os representantes não significa pura e simplesmente depositar seu voto sem um exame crítico daquilo que se está fazendo. Quando escolhemos mal nossos representantes, nós estamos depondo contra a educação, contra a segurança e a saúde pública”.

Lembrou que a urna eletrônica é segura, auditável, passa por diversas fases até completar o ciclo de preparação para a votação porque o foco é sempre a segurança da máquina de votar, garantindo ao eleitor (a) que, no momento em que seu voto é registrado na urna, haja a certeza de que ele será computado de forma totalmente segura e confiável.

“As urnas eletrônicas são a grande garantia que se tem no país desde que foi implantada no Brasil, de que os resultados das eleições traduzem exatamente a vontade do eleitor, são incontáveis as razões pelas quais eu e qualquer eleitor pode chegar a essa conclusão”.

Finalizou dizendo a justiça eleitoral está empenhada em fazer a melhor eleição, em que o resultado apresentado traduza a vontade do (a) eleitor (a) como sempre fez. Em nome da democracia que quer tanto consolidada no país, afirmou desejar que cada um dos presentes à aula se dirija à cabine eleitoral para escolher o melhor representante, aquele que possa representar e superar dificuldades.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido