CNJ divulga Carta pela igualdade de gênero no Poder Judiciário
A carta foi apresentada e aprovada em sessão plenária

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou a Carta de Brasília pela Igualdade de Gênero no Poder Judiciário. Essa importante iniciativa surgiu durante o seminário “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ nº 255”, realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022 em Brasília.
A carta foi apresentada e aprovada, por aclamação, em sessão plenária na quarta-feira (14/06). Durante o evento, foram destacadas as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos nas oficinas realizadas, que tiveram como efeito, dentre inúmeros produtos, a elaboração do documento.
No texto da Carta, magistradas e servidoras de todo o Brasil defenderam a implementação de ações afirmativas que visem garantir a representatividade paritária das mulheres nos espaços de poder dos tribunais, tais como cargos de alta administração, comissões, bancas de concurso e corpo docente das escolas judiciais. Além disso, a carta reúne 20 sugestões direcionadas ao CNJ, com o objetivo de fortalecer e promover a igualdade institucional entre homens e mulheres, através da adoção de mecanismos que possam ser imediatamente implementados para a efetivação dessas ações.
Confira a carta aqui na íntegra.
Fonte: CNJ com edição