Corregedor eleitoral preside reuniões estratégicas sobre prestações de serviços eleitorais
As reuniões ocorreram por videoconferência

O corregedor e presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Gonçalo, presidiu na sexta-feira, 23 de junho, reuniões com os membros do Comitê de Atenção Prioritária ao 1º grau e Conselho Gestor, bem como com os chefes das 105 zonas eleitorais do estado.
Ao abrir os trabalhos, o desembargador José Gonçalo ressaltou a importância desses encontros e expressou sua satisfação em participar, por considerar que eles possibilitam discutir assuntos de interesses dos servidores (as) e melhorias na prestação dos serviços da justiça eleitoral.
Gonçalo elogiou o corpo técnico do Tribunal, reafirmando seu compromisso em atender às solicitações que estiverem ao seu alcance, buscando constantemente aprimorar a justiça eleitoral de 1º e 2º grau.
Na primeira reunião, um dos assuntos tratados foi a Consulta Pública para a formulação das metas da Justiça Eleitoral para o ano de 2024.
A coordenadora de gestão e modernização do Tribunal, Karla Abdala, explicou aos participantes do Comitê e do Conselho sobre a importância do processo contributivo para a formulação das metas, que representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, em busca de proporcionar à sociedade um serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade.
Na oportunidade, foi apresentado o formulário da Consulta que está disponível para os públicos interno e externo, contendo as metas vigentes em 2023 e questionando se as consideram relevantes para a Justiça Eleitoral em 2024.
Os resultados apurados na pesquisa servirão de base para instituir os princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ficou definido que as próximas reuniões ocorrerão nos dias 21 de julho, 25 de agosto e 29 de setembro, podendo ser marcadas outras, caso necessário.
Chefes de cartório
Na reunião com os (as) chefes de cartório, foram apresentadas algumas ações e temas voltados para os preparativos das eleições 2024, que tratam de curso de capacitação, comunicação com as zonas eleitorais, atualizações do cadastro eleitoral, postos avançados de transmissão, materiais de consumo para a eleição e utilização de meios eletrônicos para a convocação de mesários e intimações judiciais.
Além dos temas mencionados, foram fornecidas orientações acerca das eleições dos Conselhos Tutelares, que ocorrerão no primeiro domingo do mês de outubro de 2023. Este ano, a justiça eleitoral dará apoio no empréstimo e na preparação das urnas eletrônicas, no treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos, na prestação de suporte técnico ao voto informatizado, na definição dos locais de votação e na cessão das listas de eleitores.