Roda de conversa aborda formas de prevenção e combate à violência contra mulheres e meninas
Evento foi iniciativa da Comissão TRE Mulheres

Aconteceu na tarde de 4 de dezembro, uma roda de conversa que tratou formas de inclusão que transformam o discurso em prática. O evento, que fez parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas no Brasil, foi promovido pela Comissão TRE Mulheres do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com sua Escola Judiciária Eleitoral, Ouvidoria Eleitoral da Mulher e mais as Comissões de Promoção de Igualdade Racial e Diversidade, de Acessibilidade e Inclusão e de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios Moral e Sexual.
Assista ao evento, que está disponível na íntegra no canal TRE-MA do youtube.
Durante a Roda de Conversa, a procuradora de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena (Ministério Público de Goiás) falou sobre a experiência do projeto “Mulher mais Protegida”; a juíza eleitoral Luana Cardoso Santana Tavares (64ª zona) abordou a perspectiva racial no julgamento de casos contra a mulher negra e o poder da voz na conquista de direitos; e a advogada Isabelle Passinho (presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-MA) manifestou-se a respeito de inclusão, advocacia e música na conquista dos direitos da mulher.
O presidente Paulo Velten, a corregedora Francisca Galiza e a juíza Ana Beatriz (presidente da Comissão TRE Mulheres), entre muitas outras autoridades e lideranças políticas e comunitárias, além de público interno do Regional, participaram da Roda.
Homenagem
A advogada Anna Graziella Neiva Santana Costa, que foi a primeira ouvidora eleitoral da Mulher do TRE Maranhão, foi homenageada com um certificado que reconhece seu legado, cuja dedicação e compromisso foram pilares fundamentais para o fortalecimento da participação feminina e da promoção efetiva da equidade na instituição.
A mesma homenagem foi extensiva à desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, que como presidente do TRE lançou o programa permanente Fale, Maria!, e à juíza Lavínia Helena Macedo Coelho e à advogada Amanda Almeida Waquim, que presidiram anteriormente a Comissão TRE Mulheres.
Laço Branco
Em referência à data de 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a próxima ação dos 21 dias de ativismo no contexto do TRE Maranhão será publicar no perfil @tremaranhao do instagram uma foto de homens que trabalham na sede do órgão usando camisa branca, o que simboliza o compromisso com a promoção do respeito, da equidade e da não violência.


