Com medidas sustentáveis, garantimos economia no consumo de energia
uma delas é a adoção da tarifa branca nas zonas eleitorais do interior
Dados coletados pelo Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA) demonstram que o consumo de energia do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão reduziu significativamente em 2024, mesmo sendo ano eleitoral, período que tradicionalmente exige maior demanda do sistema.
Em 2023, o consumo total foi de 2.961.821,67 kWh, enquanto em 2024 caiu para 2.918.956,94 kWh, representando uma economia de quase 45 mil KW. Isto equivale, em estimativa, a uns 40 mil reais a menos gastos com energia elétrica.
Esse resultado positivo foi alcançado por meio de ações previstas nos Planos de Logística Sustentável e de Ações do órgão que buscam consolidar, aprimorar e sistematizar boas práticas de sustentabilidade, racionalização e uso consciente de recursos.
Entre as iniciativas adotadas, destaque para a instalação de mais 4 usinas fotovoltaicas, totalizando 7 unidades em funcionamento e campanhas internas incentivando a evitar o desperdício.
Outra medida de grande impacto foi a implementação da tarifa branca nas zonas eleitorais do interior que funcionam entre 8h e 14h (portanto fora do horário em que a companhia cobra o valor mais alto para fornecer o produto), além do acompanhamento contínuo pelo NSA, que emite alertas sempre que o consumo se aproxima do limite estabelecido.