Justiça Eleitoral do Maranhão dá posse a 16 novos servidores e servidoras aprovados no concurso unificado
.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 22 de julho, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, 16 novos servidores e servidoras, aprovados/as no concurso público unificado da justiça eleitoral e nomeados/as por meio do Ato 27/2025, tomaram posse e escolheram suas lotações durante audiência pública.
As nomeações contemplaram os cargos de técnico judiciário – área administrativa, e analista judiciário – área judiciária e administrativa. Os resultados foram devidamente homologados e publicados no Diário Oficial da União nos dias 28 de maio e 2 de julho de 2025, respectivamente.
As pessoas empossadas foram recebidas pela desembargadora Francisca Galiza, presidente em exercício do TRE-MA, que deu as boas-vindas ao grupo e destacou a relevância do momento. Em sua fala, ela ressaltou que cada posse representa não apenas o início de uma nova trajetória profissional, mas também a reafirmação de um compromisso com o serviço público e com a democracia. “Todos vocês percorreram um caminho exigente, feito de renúncias, estudo, perseverança e fé. A partir de agora, passam a integrar uma instituição que exerce um papel decisivo para a democracia brasileira. O trabalho da justiça eleitoral garante a legitimidade do processo eleitoral, a segurança do voto e o respeito à soberania popular”, afirmou a magistrada.
Por vídeo, em razão de férias, o presidente, desembargador Paulo Velten, destacou o papel histórico da justiça eleitoral na consolidação da democracia e ressaltou o novo momento da instituição, especialmente com os desafios da biometria no estado, que ainda possui um número expressivo sem cadastro. “Precisamos contar com o apoio de vocês, com disposição e ânimo. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas para esse trabalho, venham incrementar as fileiras da justiça eleitoral e somar conosco nesse trabalho que é tão fundamental para a democracia brasileira ", pontuou.
Acrescentou, ainda, que o servidor e a servidora da justiça eleitoral se destaca pelo comprometimento, dedicação e consciência do seu papel na consolidação da democracia no país. Segundo ele, trata-se de um perfil diferenciado e as pessoas empossadas agora passam a integrar esse time. Finalizou desejando sucesso na trajetória de cada um e cada uma.
Logo após os pronunciamentos, o empossado Pablo de Sousa Lima fez, juntamente com as demais pessoas empossadas, a leitura do juramento. Em ato contínuo, a secretária de Gestão de Pessoas em exercício, Mariana Herculana, procedeu à leitura e assinatura dos termos de posse.
Em seguida, elas participaram da sessão de escolha de lotação, optando pelas cidades onde irão atuar conforme a ordem de classificação. Os municípios com vagas disponíveis foram: Governador Nunes Freire, Loreto, Alto Parnaíba, Cururupu, Guimarães, Açailândia, Maracaçumé, Arame, Bacuri, Buriticupu, Carutapera, Brejo, Passagem Franca e Vitorino Freire.
Participaram da solenidade as juízas auxiliares Manuella Faria (Presidência) e Joseane Bezerra (Corregedoria), o diretor-geral Kleyton Noboru, secretários das unidades administrativas, além de familiares e pessoas convidadas.
Treinamento
Após a posse, a Secretaria de Gestão de Pessoas e a Coordenadoria de Gestão Estratégica e Modernização apresentaram aos novos servidores e servidoras a dinâmica do treinamento, que terá início na quarta-feira, dia 23, às 8h30, com foco na familiarização com as unidades administrativas do TRE. Em seguida, foi realizada uma visita guiada às dependências do órgão.