TREMALAB, em parceria com IFMA, lança projeto que explica eleições proporcionais para estudantes
Estão previstas ações como palestras, oficinas e eleição simulada

O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMALAB), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo, deu iniciou, no dia 29 de julho, ao projeto “A Matemática da Democracia: Voto Proporcional Explicado”, que tem como objetivo explicar, de forma simples e didática, o funcionamento das eleições proporcionais no Brasil a estudantes do ensino médio integrado, de cursos técnicos e da licenciatura em Matemática do IFMA.
O evento de lançamento contou com uma palestra sobre Sistemas Eleitorais, ministrada pelo professor de Direito da UFMA, Rodolfo Viana. Durante a exposição, ele abordou o modelo eleitoral adotado no país, esclareceu termos técnicos, apresentou pesquisas e dados estatísticos e fez conexões com o aprendizado do dia a dia dos estudantes. Além disso, reforçou a transparência e a confiabilidade das urnas eletrônicas.
A atividade foi realizada nas dependências da Fábrica de Inovação em Matemática do IFMA e contou com a presença do coordenador do projeto, juiz Ferdinando Serejo, além de integrantes do TREMALAB, professores e professoras do Instituto.
Nos próximos meses, os estudantes participarão de momentos formativos sobre Quociente Eleitoral (QE), Quociente Partidário (QP), a importância do voto consciente, entre outros temas, com um olhar voltado para técnicas e conceitos matemáticos. Também está prevista a realização de uma eleição simulada.
A iniciativa do TREMALAB alinha-se à Meta 9, um dos requisitos do Prêmio CNJ de Qualidade de 2025, que prevê a implementação de um projeto em parceria com outro laboratório de inovação de tribunais ou órgãos da administração pública, com foco nos objetivos da Agenda 2030.