Comitê de Atenção ao 1º Grau se reúne pela última vez em 2025
primeira de 2026 ainda não está definida

Aconteceu na manhã da sexta, 21 de novembro, a 4ª e última reunião do ano de 2025 do Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau (COM1GR) com o Conselho de Gestão Estratégica e Governança Corporativa (CGEGC) para tratamento de demandas propostas pelas zonas eleitorais.
O Comitê, regulamentado pela Resolução 10.279/24 (nova página), representa importante meio de diálogo permanente entre a Secretaria e as unidades do interior e as reuniões são mediadas pelo Núcleo de Apoio à Governança (NAG).
A reunião do dia 21/11 foi presidida pela corregedora Francisca Galiza e a data do próximo encontro não foi definida ainda.
Ao abrir a reunião, a corregedora registrou que o encontro representa muito mais do que o cumprimento de uma determinação normativa. É a demonstração do compromisso genuíno do TRE Maranhão com as pessoas que verdadeiramente materializam a Justiça Eleitoral: as zonas eleitorais.
Disse que como corregedora tem o privilégio de acompanhar de perto o trabalho incansável desenvolvido em cada cartório eleitoral e que a Resolução 10.279/2024 não é apenas mais uma norma a ser cumprida porque representa o reconhecimento institucional de que é preciso ouvir, apoiar e valorizar quem está na linha de frente da prestação jurisdicional eleitoral.
Enalteceu querer que cada juiz e juíza ou chefe de cartório saiba que suas demandas são prioridades e que o Comitê é o espaço democrático onde suas vozes são ouvidas e transformadas em ações concretas. Encerrou afirmando: “muito mais do que cumprir metas ou indicadores, espero que cada servidor e servidora do primeiro grau tenha as condições adequadas de trabalho e o reconhecimento merecido”.


