Fórum Nacional VERDEMOCRACIA debate impactos climáticos e tecnológicos na Justiça Eleitoral
.

Em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou, entre os dias 15 e 17 de setembro, o Fórum Nacional Verdemocracia. O evento reuniu ministros(as), magistrados(as), servidores(as) e especialistas de todo o Brasil para debater o futuro e os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas e das transformações tecnológicas, com foco no planejamento e na preparação para as eleições de 2026. A programação ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém-PA.
O TRE-MA foi representado pelo presidente, desembargador Paulo Velten; pela diretora da EJE, juíza Rosângela Prazeres e pelas servidoras Ingrid Viegas, supervisora de Apoio à Gestão de Sustentabilidade e Acessibilidade, e Regina Carneiro, supervisora de Gestão de Eleições.
A conferência de abertura foi conduzida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o tema “Democracia e Eleições: questões atuais”. Ela destacou a importância do trabalho feito pela Justiça Eleitoral, em especial, daqueles que possibilitam a realização das eleições em todo o país. "Quero destacar o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, que são servidores de excelência, e mais do que isso, são cidadãos de excelência", enfatizou.
O presidente, desembargador Paulo Velten, foi moderador do painel “Questões logísticas e processo eleitoral: o impacto das condições climáticas nas eleições”, que contou com a participação dos desembargadores Mário Crespo Brum ( presidente do TRE-RS) e João Simões (TJAM), além do juiz Marcus Alan de Melo Gomes (TRE-PA). Na ocasião, foram apresentadas alternativas já em andamento para enfrentar os impactos climáticos, assegurando que o processo eleitoral se mantenha eficiente mesmo diante desses desafios.
A programação encerrou com a conferência do ministro Nunes Marques, do STF e vice-presidente do TSE, que falou dos desafios e perspectivas das eleições de 2026.
Reuniões
Dentro da programação do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA ocorreu a reunião entre o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, e os diretores e representantes das EJEs de todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Na ocasião foi apresentado o "Diagnóstico Institucional" que mostrou, entre outros dados, que 50% das EJE's possuem projetos relacionados à sustentabilidade.
Os diretores-gerais também se reuniram para discutir questões como a reorganização das zonas eleitorais, respeitando as especificidades regionais, e a aplicação da nova resolução sobre a política de acessibilidade.