Juíza conselheira do Tribunal Constitucional de Angola visita TRE do Maranhão para diálogo institucional
.

A corregedora Francisca Galiza, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, recepcionou no dia 16 de setembro a juíza conselheira Maria de Fátima de Almeida da Silva, do Tribunal Constitucional de Angola, para um diálogo institucional.
Acompanhada de professores doutores, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça - que fazem parte do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional da Universidade Federal do Maranhão, a magistrada angolana visitou o espaço dedicado à Memória, assistiu apresentações sobre o processo eletrônico de votação e de como funciona a estrutura da justiça eleitoral, manuseou e tirou dúvidas acerca da urna eletrônica, visitou o depósito de urnas e finalizou conhecendo o balcão de atendimento do Fórum Eleitoral de São Luís.
“Este encontro tem um significado muito especial que simboliza o valor da cooperação internacional e ao mesmo tempo reforça a parceria com a comunidade acadêmica local. Mais do que uma recepção, é uma oportunidade concreta de diálogo e de troca de experiências”, registrou a corregedora Galiza.
A visita integra a programação de atividades acadêmico-institucionais voltadas ao fortalecimento das relações entre os sistemas de justiça do Brasil e da República de Angola, com ênfase na troca de experiências sobre o funcionamento da justiça eleitoral, a integridade do processo democrático e os mecanismos de governança eleitoral.