Planejamento das eleições e gestão de riscos são apresentados ao TRE-PA
A visita ocorreu na sede do TRE-PA

Na quinta-feira, 18 de setembro, a supervisora de Gestão de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, servidora Regina Carneiro, esteve na sede do TRE-PA para apresentar o modelo de planejamento das eleições adotado pela justiça eleitoral maranhense, com destaque para a gestão de riscos e a busca de resultados estratégicos.
Durante a visita, foram detalhadas as práticas desenvolvidas pelo TRE-MA para as eleições de 2026, que incluem a construção do planejamento em fases individuais e grupais, seguidas de validação pelas comissões envolvidas no processo eleitoral, antes de sua aprovação pela Alta Gestão.
Segundo Regina Carneiro, o método garante um estudo minucioso dos riscos, o que proporciona mais segurança, precisão e alinhamento institucional em todas as etapas da preparação e execução das eleições. “Pensar nos riscos e como tratá-los é uma forma de ganhar tempo. Todos os gestores ganham tempo quando gerem riscos, porque evitam que eles aconteçam ou, caso ocorram, os impactos são reduzidos. Isso melhora as tarefas e atividades em todo o processo de trabalho”, destacou.
Outro ponto apresentado foi o PRISMA, sistema desenvolvido pelo TRE-MA para apoiar o planejamento, a gestão de riscos e o monitoramento das eleições. A ferramenta tem se mostrado essencial para dar transparência, acompanhar a execução das ações e subsidiar a tomada de decisão.
A reunião contou com a participação dos gestores da Secretaria de Planejamento do TRE-PA, especialmente os da Coordenadoria de Eleições, responsável pelo planejamento, monitoramento e avaliação do Plano Integrado das Eleições naquele Regional.


