Página interna do portal
Seção de conteúdo
29 de julho, das 13h às 18h, Seminário de Contabilidade Eleitoral
Evento é uma parceria do TRE-MA com o Conselho Regional de Contabilidade
No dia 29 de julho, entre 13h e 18h, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), com apoio de sua Escola Judiciária (EJE), e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA) realizam, em parceria, Seminário de Contabilidade Eleitoral no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís (Anel Viário), cujas inscrições estão abertas no endereço eletrônico eventos.tre-ma.jus.br, com certificação de 5 horas-aula.
O evento é técnico e abordará as relevantes alterações promovidas nas normas brasileiras de contabilidade aplicáveis às eleições de 2026 como forma de contribuir para a orientação preventiva de pessoas candidatas, partidos políticos e profissionais responsáveis pela área.
Programação
13h Credenciamento
13h30 Abertura institucional
Importância da prestação de contas para a transparência eleitoral
14h Painel “Sistema de Prestação de Contas: principais novidades, operacionalização e integração com outros”
Painelista: servidor Manoel de Jesus Souza Júnior (Assistente de Exame de Contas Eleitorais do TRE-MA)
14h50 Painel “Alterações das normas contábeis eleitorais: exposição da nova NBC TPE 1/2023”.
Painelista: Cristianne Gomes Dias – Especialista em direito eleitoral, prestação de contas eleitorais e gestão pública e membro da Comissão de Contabilidade Eleitoral do CFC
15h40 Intervalo
16h Palestra “Arrecadação, gastos e prestação de contas para eleições de 2026”
Palestrante: Professora Rita Gonçalves (consultora na área de prestação de contas de candidatos/as e partidos).
17h20 Debate integrado sobre prestação de contas, responsabilidades institucionais e boas práticas.
Debatentes: representantes do CRCMA, TRE, OAB e Ministério Público Eleitoral