Edição 2019 do projeto Voto Jovem na Escola já alcançou mais de mil alunos da capital

Atividades do projeto incluem palestras em escolas

No próximo dia 19 de novembro, às 15h, o desembargador Tyrone Silva, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, e a juíza Lavínia Coelho, eleita membro efetivo do órgão, irão proferir palestra sobre democracia, cidadania e importância do voto para alunos do Liceu Maranhense como parte do projeto Voto Jovem, que tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

A palestra também servirá para a divulgação da Semana do Jovem Eleitor, que será promovida nacionalmente por toda a Justiça Eleitoral entre os dias 25 a 29 de novembro, cujo objetivo é estimular o alistamento e a participação dos jovens no processo eleitoral.

No Liceu, o TRE-MA, inclusive, instalará posto avançado com 2 kits biométricos para atendimento dos alunos, professores e familiares, que funcionará de 9h às 18h, nos dias 19 e 20 de novembro, onde poderão ser feitas operações como alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais, além de emissão de certidões.

Desde que a atual edição do projeto foi lançada, em agosto de 2019, mais de mil alunos já participaram de palestras proferidas por autoridades em escolas públicas e particulares de São Luís. O projeto é coordenado pelo desembargador Tyrone Silva.

Entre as eleições 2018 e 2020, o Regional tinha a meta de alistar cerca de 112 mil jovens com idade de 16 a 18 anos, mas já foram alistados 131 mil, revelam dados da Corregedoria.

As escolas por onde o Regional já esteve foram Liceu Maranhense, Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Centro Educacional Benedito Leite, Dom Bosco, Marista Araçagy e Almirante Tamandaré.

Para ser atendido no posto avançado do Liceu Maranhense, atenção às recomendações abaixo.

Alistamento (1º título)

- documento de identificação oficial com foto;
- comprovante de residência atual;
- comprovante de quitação com o serviço militar para homens (entre os 18 e 45 anos).

Alteração de dados cadastrais, sem mudança de município

-documento de identificação oficial com foto;
- Comprovante de residência atual;

Transferência de município

- documento de identificação oficial com foto;
- comprovante de residência com pelo menos 3 meses que demonstre ter o requerente domicílio eleitoral na respectiva cidade.

Dúvidas e informações sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral do Maranhão podem ser tiradas pelo telefone 0800 098 5000 (segunda a sexta, das 8h às 18h).