Coronéis do Exército e da PMMA são condecorados com a Medalha do Mérito Eleitoral

Entrega ocorreu nesta terça, 15 de dezembro

Entrega da Medalha Ministro Arthur Quadros Colares Moleira na categoria colaborador aos coronéis...

“Essa relação institucional aqui na capital do estado é muito diferenciada, porque as instituições funcionam agregadas, cooperando umas com as outras”, assim o coronel Sousa Filho, comandante do Batalhão Barão de Caxias (24 BIS) do Exército, iniciou o agradecimento pela Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Colares Moreira, entregue a ele e ao coronel Nilson Ferreira, da Polícia Militar, na noite desta terça, 15 de dezembro, pelo desembargador Tyrone Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Ambos foram condecorados pelos relevantes trabalhos prestados à Justiça Eleitoral do estado por ocasião das eleições 2020.

“Queremos agradecer, em nome destes comandantes, a estas 2 instituições pela atitude de servir a Justiça Eleitoral, se dispondo a garantir a segurança, permitindo que as eleições no nosso estado fossem uma das mais tranquilas do país”, destacou o presidente.

Por sua vez, o coronel Nilson Ferreira atribuiu o sucesso da operação eleições ao trabalho em equipe realizado por todos que compõem o sistema de segurança pública, citando o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, por exemplo, como parte disso. Disse que a Medalha não é para ele, mas sim para os cerca de 12 mil homens e mulheres da PM que trabalham diuturnamente, mesmo com dificuldades. ‘Tenho muito orgulho de nossa tropa que, mesmo nos momentos mais difíceis, esteve junta, dando as respostas necessárias à sociedade”, concluiu.

Prestes a partir de São Luís para assumir como chefe do Estado Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho (RO), o coronel Sousa Filho, já em tom de despedida, citou o trecho “Eu jamais te esquecerei, São Luís do Maranhão”, da música “Ilha Magnética”, do cantor e compositor César Nascimento, aproveitando para registrar que esse reconhecimento é muito gratificante porque materializa a excelência do trabalho desenvolvido pelo Batalhão.

A cerimônia de entrega das Medalhas ocorreu no gabinete da presidência do TRE-MA, apenas na presença dos homenageados, do membro da Corte Gonçalo Filho, promotor Pablo Bogéa, representando o Ministério Público Eleitoral e do diretor-geral Gustavo Vilas Boas, em razão da pandemia.

Currículos

Luciano Freitas e Sousa Filho é coronel do Exército desde 19 de abril de 2020, tendo assumido o comando do Batalhão Barão de Caxias em 18 de dezembro de 2018, cargo que deixará de ocupar nos próximos dias. Incorporou às fileiras do Exército em 15/02/92, através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP).

Natural de Fortaleza (CE), nasceu em 26/10/74), filho de Luciano Freitas e Sousa e Maria Liduina Vieira e Sousa. É casado com Cássia da Silva dos Santos e possui 6 filhos: Malu, Luciano, Gabriel, Miguel, Beatriz e Bianca.

Nilson Marques de Jesus Ferreira é coronel da Polícia Militar do Maranhão, atualmente subcomandante geral, tendo sido responsável pelo planejamento da atuação da corporação para as eleições 2020.

Natural de São Luís, casado, possui inúmeras qualificações técnicas, entre elas de gestão em segurança pública, gerenciamento de crises e polícia cidadã, além de piloto.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido