Tribunais debatem modelos de inovação no Poder Judiciário

O evento ocorre até o dia 11 de junho

1º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça está realizando até esta sexta, 11 de junho, por videoconferência, o 1º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (1º E-Labs), em parceria com o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Federal da 3ᵃ Região e a Seção Judiciária de São Paulo com objetivo de debater modelos de inovação, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades no âmbito do Sistema de Justiça.

O evento começou no dia 7 de junho e o Laboratório de Inovação da Justiça Eleitoral foi apresentado por Venância Medina Lopes, chefe da Seção de Modernização de Serviços ao Eleitor, e por Bruno Andrade, secretário de Modernização e Gestão Estratégia e Socioambiental, ambos do TSE, que contaram como está a implantação do LIODS na Justiça Eleitoral.

O LIODS da justiça eleitoral conta com 17 Regionais, entre eles o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que é representando pelos servidores Karla Abdala, coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão; Egídio de Carvalho Ribeiro, coordenador de Infraestrutura e Sistema e Gilberto Martins Moreira do Núcleo Socioambiental. 

Para Karla Abdala, aderir ao laboratório de inovação é pensar em melhorar a cultura da organização, simplificar as rotinas de trabalho e facilitar o acesso aos nossos serviços, tudo isso feito de forma colaborativa com os demais Tribunais.

Nos cinco dias de evento estão sendo abordados temas como: Laboratórios e Inovação Tecnológica, Judiciário 5.0, Validação Ético-Jurídica de modelos de IA pelos Laboratórios de Inovação, Inovação aberta e contratação pública, Laboratórios e Centros de Inteligência, Experiência do Usuário, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Dados, Futuro da tecnologia, dentre outros.

 

O que é o LIODS-JE

Instituído pela Portaria TSE nº 747/2020, o Liods-JE é um programa que une o conhecimento institucional, a inovação e a cooperação, com o objetivo de alcançar a eficiência na prestação do serviço público. 

No âmbito da Justiça Eleitoral, o programa tem a competência de: promover a gestão dos dados judiciais e administrativos da Agenda 2030; elaborar e implementar plano de ação com soluções conjuntas voltadas à aplicação de inovações que visem simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário; e incentivar pesquisas, artigos e estudos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; entre outros.

 

Adesão

No TRE-MA, oficialmente foi iniciado com a palestra “Organizações Inovadoras, o Papel dos Líderes”, ministrada pelo professor doutor Miguel Rombert Trigo, especialista em inovação, estratégia, inteligência de negócios 4.0 e transformação digital. 

A partir daí, professor Trigo está realizando sete workshops direcionados a 60 servidores que auxiliarão no impulsionamento da Gestão da Inovação neste Regional. 

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido