Semana da Servidora e do Servidor encerra com palestra de psicanalista

Em 2021, foram 3 dias intensos de comemoração da data

Elisama Santos psicanalista em bate-papo com servidores do TRE-MA
Elisama Santos conversando com servidoras e servidores

Bate-papo com a psicanalista Elisama Santos marcou o encerramento do terceiro dia de atividades no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão alusivas a 28 de outubro, data em que se comemora o Dia da Servidora e do Servidor Público.

Foram 3 intensos dias em que durante o expediente elas e eles puderam expor trabalhos pessoais, conhecer de empresas parceiras e participar de oficinas de ikebana, óleos essenciais e meditação, por exemplo.

Presidente e corregedora do TRE-MA, desembargadores Joaquim Figueiredo e Angela Salazar, juntamente com o diretor-geral Luann Matos, conversaram com as servidoras e servidores antes do bate-papo com Elisama Santos, que durou mais de 1 hora e foi seguido de sorteio de brindes, lanche e apresentação musical. Falar em apresentação musical, vários servidores pegaram o microfone e mostraram seus talentos cantando.

Ao conversar com as servidoras e servidores, o desembargador Joaquim Figueiredo disse: “hoje é sem dúvida alguma um dia muito feliz na minha vida, por estar junto com os senhores e as senhoras, queridos servidores e servidoras da justiça eleitoral, que aqui prestam serviços inequívocos à sociedade maranhense. E o próprio nome assim já o diz quando trata, versa sobre servidor público. É servir à sociedade, aquele a quem nós devemos todo o nosso labor, o respeito e carinho... Quero dizer o quanto é importante nós termos esse tratamento para com a sociedade, mas também dizer que também a alta direção é servidora. Devemos ter acima de tudo o respeito e a consideração sempre para com o cidadão... Eu sei que às vezes nós temos problemas, todos nós temos, uns mais outros menos, mas é necessário que nós tenhamos essa consciência de que quando aqui chegamos, deixamos os nossos problemas em nossa casa e aqui tratemos a todos de forma igualitária, isonômica... Sem as senhoras e senhores jamais poderíamos ter construído a nossa justiça eleitoral. Aqui vejo homens e mulheres que já trabalharam várias décadas. Cada um dos senhores e senhoras tiveram e tem a dedicação para com o serviço, para com o labor diário”.

Por sua vez, a desembargadora Angela Salazar anunciou que não pretendia discursar, mas sim reconhecer a importância do valioso trabalho das servidoras e dos servidores porque reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém, como já diz o pensador e filósofo Mario Sergio Cortella.

“O dia 28 de outubro deve ser comemorado não só como um dia de conquistas, mas de reflexão... Os TREs jamais se destacariam no cenário nacional se não pudessem contar com a valiosa dedicação de suas servidoras e servidores efetivos, requisitados e comissionados. Isso significa dizer que a atividade fim dessa justiça especializada, pouco faria se não pudesse ter o apoio e o comprometimento efetivo da atividade meio para assegurar a transparência, a segurança e a legitimidade do processo eleitoral, bem como para garantir ao eleitor o livre exercício do voto. Render homenagens às servidoras e servidores públicos, mormente os que integram o TRE-MA, é reconhecer a importância desses agentes políticos de transformação social, comprometidos com o fortalecimento da democracia e respeito aos valores e princípios constitucionais, principalmente em um momento histórico, extremamente difícil e permeado de incertezas pela profunda crise pandêmica mundial provocada pelo corona vírus com reflexos nas áreas econômica, social, política e cultural.

Bate-papo

Convidada a conversar com as servidoras e servidores do Regional nesta data de 28 de outubro sobre Comunicação não violenta e o retorno ao trabalho presencial,
a Elisama Santos registrou: “estamos vivendo um momento muito tenso, socialmente falando, depois de uma pandemia dessa, com o retorno das atividades presenciais, tá muito complicado para todo mundo. E, nessas épocas, nessas situações, a nossa comunicação tende a ficar mais travada, mais impaciente, mais irritada e menos eficaz. Então hoje a gente vai conversar um pouquinho sobre como reconhecer os nossos sentimentos, as nossas necessidades, comunicar isso pro outro e como escutar melhor o que o outro tem pra nos dizer, sem levar tudo pro lado pessoal e sem transformar tudo numa guerra”.

Reconhecimento

Servidores efetivos, requisitados (ou cedidos), sem vínculo e aposentados que tenham 10, 20 e 30 anos de serviços prestados no Tribunal receberam certificado de Honra ao Mérito classificados em Ouro, Prata e Bronze.

A alegria deste último dia de comemorações foi receber vários aposentados, que se sentiram acolhidos ao voltar ao Tribunal e serem tão bem recepcionados. Alguns deles até estiveram nas oficinas.

Retrospectiva

No primeiro dia (25/10), servidoras e servidores foram recebidos com música e chocolates, estandes de empresas parcerias oferecendo serviços com descontos e oficinas.

No segundo dia mais oficinas e permanência de estandes.

Neste 3 dia teve bate-papo, estandes, música, lanche, entrega de certificados e interação.

Fotos

Para fotos da Semana da Servidora e do Servidor Público 2021 (dias 26, 27 e 28 de outubro) acesse o Flickr do TRE-MA.

Empresas parceiras e patrocinadores de brindes

As empresas parceiras da Semana da Servidora e do Servidor Público 2021 são: Clinape, Caricanecas, Acqualive Group, Laboratórios Gama, Hammad's (English Office), Faculdade Gianna Beretta, Kanaloa (Kitesurf), Botoclinic Golden Shopping, Open Barba (Barbearia), Brittur Turismo, Clínica Bem-Estar, Escola de Tricoterapia, Letur Turismo, MsCar, nutricionista Carol Nacimento, Primavera do Ser Terapias Naturais, Unyleia, Valparaíso, Terra Madre, Technocopy e Wire Link.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)