Moda Legal

Moda Legal

Acessse as informações no formato de infográfico

O projeto

Idealizado pela ASPEJ (Assessoria do Grupo de Pesquisas Judiciárias) em parceria com o NSA (Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade) e a SGP (Secretaria de Gestão de Pessoas), o projeto objetiva conscientizar as pessoas em relação a poluição do meio ambiente por resíduos têxteis.

A moda é entendida pelo projeto como uma positiva ferramenta que pode contribuir em significativas mudanças socioambientais.


Uma indústria que impressiona

  • 150 bilhões de peças de vestuário são produzidas anualmente segundo um estudo da Universidade Mackenzie.
  • 1,9 trilhões de dólares é a projeção de faturamento da indústria da moda para 2023. Fonte: Euromonitor
  • 20% da água do planeta é desperdiçada pela indústria da moda.
  • 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados em anos recentes, tornando essa indústria a segunda mais poluente. Fonte: Global Fashion Agenda


O que é moda circular?

Na contramão do fast fashion, essa prática busca questionar a vida útil de uma peça, entendendo que todas as etapas, da produção à reciclagem e reaproveitamento, são necessárias para uma moda consciente e sustentável.


Praticando uma moda legal

Os resultados já aparecem em números, com a arrecadação de mais de 2 toneladas de roupas para reuso e resíduos têxteis, 225 KG de aviamentos para costura e 73 KG acessórios. Os resíduos são enviados a parceiros como o Instituto Semeando Vidas, que por meio de projetos como o “Mãos das Mães” transformam os resíduos doados pelo Moda Legal em novas peças utilitárias. Nos últimos 3 meses o projeto reverteu R$ 1.320,50 em vendas diretas de itens recebidos. A reutilização desses resíduos proporcionou a produção de bolsas, tapetes, porta moedas e amarradores de cabelo.

O Moda Legal fez mais um novo parceiro. O Pouso Obras Sociais que atua na capital São Luís, receberá doações de roupas para reuso de seus beneficiários e promoverá brechós, que contribuirão com a instituição.

E o Moda Legal não para!

Visando alcançar a ampla sociedade e a conscientização das novas gerações, o projeto foi acolhido pela Escola Upaon Açu. A nova parceira doadora, pôde acompanhar através da apresentação voltada para a equipe pedagógica, os desafios e conquistas já alcançados pelo projeto.

Somando ao time Moda Legal, a Malharia Cabide é mais uma parceira doadora do projeto, contribuindo com a entrega de resíduos de malha.

Marcando presença na ExpoJud 2023, congresso de tecnologia, inovação e direito do judiciário em Brasília, o Moda Legal levou cores, curiosidade e inspiração, tendo um elevado índice de visitações e visibilidade durante toda sua participação. Sendo
nessa edição, o único projeto na área de sustentabilidade. Na ocasião foram distribuídos brindes confeccionados com resíduos recebidos dentre eles, amarradores de cabelo, porta celular, bloco de papeis reutilizados e marcadores de página.

A replicabilidade foi uma das pautas mais questionadas pelos visitantes, que constantemente demonstravam interesse nas práticas e objetivos do projeto para seus tribunais.

No dia 31 de outubro, o Moda Legal em parceria com o Instituto Semeando Vidas participaram do multirão desenvolvido pelo Comitê Regional PopRuaJud do Maranhão, que busca discutir a gestão, implementação e aperfeiçoamento da Política Nacional de Atenção a Pessoas em situação de rua. Durante todo o dia, o projeto contribuiu com doações de roupas arrecadas.