Cartórios eleitorais das zonas 37 e 55 passam por Correição
Em 2012, além de Carutapera e Pinheiro, já foram correicionadas as zonas eleitorais de Monção e Vitória do Mearim. As próximas serão: Barra do Corda, Grajaú, Bacabal, Vitorino Freire, Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.
Os cartórios eleitorais das zonas 37 e 55 passaram no período de 11 a 15 de junho por correição extraordinária. Em ambos, o juiz Tyrone José Silva (auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão) constatou normalidade em seus funcionamentos. “Tanto em Pinheiro como em Carutapera, verifiquei que os trabalhos fluem conforme as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral”, ratificou.
Correicionar significa verificar como acontecem as rotinas administrativas e processuais, principalmente no tocante ao cumprimento de prazos e à organização geral do local. Após a correição, um relatório de atividades é preparado com vistas a dar publicidade quanto a tudo que foi constatado na zona eleitoral.
“A correição é convocada por meio de edital. Por se tratar de um ato público, é essencial que a população, os partidos políticos e o Ministério Público participem deste momento em que eles podem ser ouvidos, seja para fazer algum pedido ou alguma adequação”, informou o magistrado.
Neste ano de 2012, além de Carutapera e Pinheiro, já foram correicionadas as zonas eleitorais de Monção e Vitória do Mearim. As próximas serão: Barra do Corda, Grajaú, Bacabal, Vitorino Freire, Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.