Corregedores discutem melhorias na prestação jurisdicional e no atendimento ao eleitorado

O evento foi sediado pelo TRE-AP

O propósito do evento é discutir ideias e inovações para a atuação das Corregedorias Eleitorais ...

Os corregedores regionais eleitorais de todo o país participaram, de 24 a 26 de maio, do 51° Encontro do Colégio de Corredores dos Tribunais Regionais Eleitorais, que aconteceu em Macapá-AP.

Do Maranhão participaram o corregedor, desembargador José Gonçalo Filho, o diretor-geral Mário Lobão e o coordenador do cadastro eleitoral, Roberto Magno.

O evento contou com a participação do corregedor-geral do TSE, ministro Benedito Gonçalves que acompanhou todos os debates e as exposições. Foram três dias de discussões que resultou na assinatura da Carta de Macapá.

No documento, os desembargadores velaram pela regularidade dos serviços eleitorais, assegurando a correta aplicação dos princípios e normas, seja no desempenho da atividade jurisdicional, seja no atendimento da cidadã e do cidadão.

Outro tema tratado foi a desburocratização do atendimento ao eleitorado, proporcionando maior eficiência e acesso, tanto nos atendimentos presenciais, quantos virtuais.  

Com relação à segurança cibernética, foi definido a necessidade de fomentar a conscientização sobre a responsabilidade de cada integrante da justiça eleitoral sobre o tema. Durante a programação, o secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Julio Valente falou sobre a Cibersegurança na Justiça Eleitoral e relatou o aumento no número de ataques de hackers a instituições públicas e privadas, e expôs a Estratégia Nacional de Cibersegurança como forma de combater o aumento do número de ataques cibernéticos à justiça eleitoral.

Por fim, ficou definido que o 52°Encontro do CCORELB ocorrerá no Rio de Janeiro, em outubro.

Representantes das corregedorias

Nos primeiros dois dias de trabalho, representantes das corregedorias dos TRE’s debateram e fizeram exposições sobre as boas práticas jurisdicionais implantadas em seus regionais, além de discutir temas técnicos e sensíveis ao trabalho das corregedorias, principalmente àqueles de operacionalização e compatibilização das normas com o gerenciamento do cadastro eleitoral.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido