Participe do bate-papo sobre o valor da representatividade
Evento ocorre dia 14/11, a partir das 16h
Na terça, 14 de novembro, entre às 16h e 17h30, a Comissão de Gênero e Cidadania do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promove o bate-papo “O Valor da Representatividade”, que será mediado pela jurista Amanda Waquim, membro da Corte e Ouvidora da Mulher.
As convidadas são: a desembargadora Sônia Amaral (Tribunal de Justiça) e a secretária estadual Abigail Cunha (Mulher).
Para quem não puder acompanhar presencialmente, o bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube, por onde também podem ser realizadas perguntas.
Sobre a mediadora e convidadas
Amanda Waquim é membro substituta da Corte do TRE, na categoria jurista, onde atua como Ouvidora da Mulher. É advogada, professora, pós-graduada em Direito Público pela Universidade Federal do Piauí e mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Possui curso de Preparação para a Magistratura pela Escola Superior do Poder Judiciário do Piauí e formação em Direito Eleitoral Aplicado pela Escola Superior da Advocacia. Já fez também Intercâmbio Acadêmico na Université Sorbonne - “Programa ESG, Inovação e Gestão” e é Membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Político do Conselho Federal da OAB.
Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, que possui do Senado Federal o Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz (recebido em 2009 ainda como juíza).
Já atuou no projeto “Casa Abrigo”, a primeira instituição do Judiciário a acolher mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e familiar no Maranhão; coordenou o Planejamento Estratégico do TJMA; foi presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.
A magistrada preside o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 2o grau, o Núcleo Estadual de Apoio às Vítimas (NEAV), e a Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ).
Recentemente, em 2023, fundou o Grupo Maria Firmina, que tem a finalidade de concretizar a paridade de género no âmbito do Poder Judiciário maranhense, incentivando a plena participação das mulheres na vida institucional durante toda a carreira (desde seu ingresso até a aposentadoria, inclusive), bem como desenvolvendo ações que contribuam para a justa representatividade feminina em cargos de gestão, liderança, tomada de decisão e de poder nos órgãos da Instituição, Escolas Superiores e associações de classe.
Abigail Cunha é deputada estadual licenciada para exercer o cargo de Secretária Estadual da Mulher. Entre tantas bandeiras que defende na política, se destacam os valores familiares, as políticas de proteção às crianças, mulheres e idosos, além da defesa por inclusão das pessoas com deficiência.
À frente da Secretaria tem lutado incansavelmente pelo fim da violência contra à mulher e articulação de toda a Rede de Enfrentamento à Violência.