Plano Integrado das Eleições 2026 é aprovado pela Corte Eleitoral
.

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou o Plano Integrado das Eleições de 2026 (PIE26), por meio da Resolução 10.452/25. O documento encontra-se disponibilizado na área “Institucional - Governança e Gestão - Governança das Eleições” no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
O PIE26 consolida o planejamento institucional das atividades necessárias à realização do pleito, com objetivo de assegurar a legitimidade, a inovação e a sustentabilidade das Eleições 2026. Para isso, o plano estabelece de forma clara as responsabilidades, prazos, recursos e ações integradas entre as diversas unidades da Justiça Eleitoral do Maranhão.
Elaborado de forma estratégica, colaborativa, interdisciplinar, o plano está dividido em 29 Processos de Eleição, cada um deles com dois ou três responsáveis (de acordo com a complexidade), denominados gerentes, que juntamente com gestores e comitês de Eleições e de Atenção Prioritária ao 1º Grau tiveram reuniões periódicas com a Supervisão de Gestão de Eleições (SUGEL) para identificar e detalhar as atividades previstas com respectivos prazos e responsáveis, analisar o impacto dos possíveis riscos, bem como indicar orçamento necessário e indicadores e metas a serem seguidos.
O plano também reforçou a atenção ao 1º grau, com a participação de chefes de cartório em todas as etapas do planejamento e a elaboração do Checklist, documento que assegura maior controle, organização e eficiência operacional nos cartórios eleitorais.
No PIE26 é possível identificar cada um dos processos e os planos de execução resumidos, que serão monitorados pela Diretoria-Geral, com assessoramento da Secretaria-Geral da Presidência, por meio da SUGEL.


