Voto Jovem 2025 incentiva participação, consciência política e acesso à informação
O lançamento oficial ocorreu no IFMA - campus Monte Castelo

Com o tema “Informação faz a diferença”, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, por meio da sua Escola Judiciária, lançou oficialmente, nesta sexta-feira, 25 de abril, o projeto Voto Jovem 2025, noInstituto Federal do Maranhão (IFMA). O evento, realizado no teatro do campus Monte Castelo, reuniu estudantes, docentes e representantes da justiça eleitoral em uma manhã marcada por debates, aprendizado e ações práticas de cidadania.
Durante a cerimônia, o presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten, destacou a importância da juventude abandonar a postura passiva e assumir um papel ativo na sociedade. Ele deixou um recado aos jovens: “Participem de tudo. Deem o melhor de si em tudo. Não se omitam, não percam uma oportunidade de participar”. Velten relembrou a fala do papa Francisco durante sua visita ao Brasil, citando-o como um exemplo inspirador que encorajou os jovens a se tornarem agentes de transformação.
O desembargador abordou os perigos da desinformação e os impactos provocados pelas redes sociais. Para ele, o caminho para combater a desinformação é a busca constante pela boa informação e o desenvolvimento do senso crítico.
Ao encerrar sua palestra, reforçou a importância do voto consciente e da participação nas eleições. “O voto não pode ser decidido com base em memes ou em simpatias. Precisamos conhecer a história e as propostas dos nossos candidatos. É isso que garante representantes capacitados seja no parlamento, seja na administração da coisa pública.”, concluiu.
A juíza Rosângela Prazeres, diretora da escola Judiciária, reforçou o caráter educativo da iniciativa. “O projeto Voto Jovem na Escola é uma ferramenta para vocês. Usem-na! Questionem, debatam, informem-se, aprendam a identificar a desinformação e, acima de tudo, preparem-se para serem os cidadãos críticos, ativos e responsáveis que o futuro do Brasil demanda ", pontuou.
Já a assessora da Corregedoria, Renata Maciel, afirmou que a juventude sempre foi e continua sendo a força transformadora do Brasil, por isso começa com uma escolha que deve ser feita com consciência, informação e coragem.
Após as falas, os estudantes puderam tirar dúvidas, participar de uma demonstração da urna eletrônica e realizar o alistamento eleitoral, por meio dos kits biométricos disponibilizados pela Justiça Eleitoral.