Juíza Rosângela Prazeres assume como membra titular da Corte
posse ocorreu no dia 19 de dezembro de 2025

A juíza Rosângela Santos Prazeres Macieira tomou posse como membra titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na sexta, 19 de dezembro, durante sessão solene realizada no auditório Ernani Santos, que foi transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube.
Em saudação à empossada, a vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Francisca Galiza, registrou: “sua posse não inaugura uma contribuição — ela a amplia. Vossa Excelência já soma e somará ainda mais com equilíbrio, firmeza e sensibilidade”.
Afirmou ainda que Rosângela Prazeres serve de inspiração para todas as mulheres, demonstrando que é possível ocupar e transformar espaços de poder e que liderança feminina é construída com preparo, coragem e compromisso público.
Por sua vez, a empossada reforçou o papel da Justiça Eleitoral como base prática da democracia, garantindo a cidadania por meio da realização de eleições livres, periódicas e legítimas, bem como da liberdade de escolher e ser opção de escolha.
Reafirmou o seu compromisso com a promoção de maior representatividade feminina – com atenção às mulheres negras e periféricas e o combate à violência política de gênero e raça, que são dimensões concretas de proteção da cidadania e de integridade democrática. Portanto, devem ser tratadas com seriedade, rigor e responsabilidade.
Finalizou dizendo que atuará com independência, imparcialidade, prudência e coragem, sempre fundamentada na Constituição, pela sensibilidade social e respeito que o tempo presente exige.
Trajetória atual na JE
Rosângela Prazeres passa a integrar a Corte Eleitoral como membra titular pelo período de dois anos, contados a partir de 19 de dezembro, contribuindo diretamente para as deliberações e julgamentos do colegiado, substituindo o juiz Ferdinando Serejo.
Antes de sua posse como titular, a magistrada já integrava o TRE-MA como membra substituta e exercia funções estratégicas como de diretora da Escola Judiciária Eleitoral e de presidente das Comissões de Promoção da Igualdade Racial e Diversidade, de Gestão da Memória; e de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral e Sexual.


