Justiça Eleitoral está com estande na EXPOIMP prestando serviços e mobilizando pessoas sobre a biometria
Ação ocorre até o dia 13 de julho de 2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) participa, com estande montado em parceria com o Tribunal de Justiça, da 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (EXPOIMP) de 6 a 13 de julho de 2025, que é realizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
No local, ambas as instituições compartilham espaço onde oferecem serviços à população com foco na cidadania e no fortalecimento do acesso à justiça.
A inauguração do estande ocorreu no dia 6 de julho (domingo), na presença do presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten; da corregedora regional eleitoral, desembargadora Francisca Galiza; e do desembargador José Gonçalo Filho, que representou o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho. Participaram ainda as juízas Manuella Faria (auxiliar da Presidência) e Joseane Bezerra (auxiliar da Corregedoria), os juízes Marcos Antônio Oliveira (diretor do Fórum de Imperatriz) e Adolfo Pires da Fonseca (diretor do Fórum Eleitoral), entre outros juízes/as estaduais e eleitorais; do presidente do SINRURAL, Glen Maia, do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; autoridades locais, servidores/as da justiça eleitoral e da justiça comum e de convidados/as.
A participação do TRE na exposição integra as ações do projeto Biometria 2025/2026, que busca ampliar o número de pessoas com dados biométricos cadastrados, atualizando o cadastro eleitoral antes de seu fechamento em 6 de maio de 2026. No estande, além da coleta biométrica, é possível tirar o título, transferir de cidade, revisar dados, mudar de local de votação, entre outros serviços.
O Tribunal de Justiça, por sua vez, disponibiliza no estande orientações jurídicas e sociais relacionadas a divórcio, guarda, curatela, inventário, partilha, adoção, proteção da criança e adolescente, além de ações de combate à violência doméstica e informações sobre a Lei Maria da Penha.
Palestra no SINRURAL
Na segunda, 7 de julho, como parte da programação da 55ª EXPOIMP, o presidente Paulo Velten proferiu palestra no auditório do SINRURAL, onde apresentou dados em que mostram que atualmente Imperatriz é a segunda cidade do Maranhão com maior número de eleitoras e eleitores sem biometria. Registrou ainda que houve diminuição do eleitorado da cidade em razão do cancelamento de títulos por ausência nas 3 últimas eleições, o que impacta diretamente na possibilidade de, numa eleição municipal, ter 2º turno, já que é preciso ter mais de 200 mil pessoas aptas a votar para isso.
Diante desse cenário, Paulo Velten conclamou as pessoas a se alistarem e fazerem a biometria, reforçando que a democracia brasileira, para crescer, para ser uma democracia sólida, precisa da participação de todas as pessoas. “Faça sua biometria, aliste-se, participe do processo. A biometria é fundamental para que o voto seja mais seguro, rápido e confiável. Quem estiver aproveitando a feira, pode passar no estande do TRE, regularizar sua situação e contribuir com a democracia. É simples, rápido e necessário."
O presidente lembrou ainda que quem tiver dúvidas sobre sua situação eleitoral pode consultar o site do TRE-MA, informando o número do título ou o CPF.
Dados
Das 5 milhões 39 mil e 138 pessoas aptas a votar no Maranhão, 4.711.517 tem biometria e 327.631(6,50%) não tem.
Em Imperatriz são um total de 193.196, das quais 12.067 não têm biometria. Por ausência nas 3 últimas eleições foram cancelados 6.944 títulos na cidade.