Coordenador do TREMALAB destaca o uso de tecnologia e IA no Judiciário em Congresso promovido pelo TJMG
Evento promove debates sobre o futuro do direito, a cibersegurança e a implementação de inovações tecnológicas.

O juiz Ferdinando Serejo, membro da Corte e coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMALAB), ministrou a palestra "Impacto e limites do uso da IA nas decisões judiciais" durante o Congresso "Tecnologia, Inteligência Artificial e Inovação no Poder Judiciário", realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Belo Horizonte.
Em sua exposição, o magistrado destacou as diversas aplicações de Inteligência Artificial no judiciário, entre elas: a extração de informações e a classificação de dados; o agrupamento de processos similares; a transcrição de atos e sumarização de documentos; e a detecção de padrões jurisprudenciais.
Serejo apontou aspectos da Resolução nº 615/2025, que estabelece normas sobre o uso consciente da IA, enfatizando a obrigatoriedade de supervisão humana nas decisões produzidas por essas ferramentas e a importância da certificação de servidores/as e magistrados/as para o uso adequado dessas tecnologias no contexto judicial.
Concluiu explicando que, atualmente, 100% das decisões em seu gabinete no TRE-MA têm resumos produzidos em linguagem simples. Essa iniciativa tem contribuído significativamente para aumentar a transparência e facilitar a compreensão das decisões, tornando-as mais acessíveis à sociedade.
Sobre o evento
Com um público de cerca de 400 participantes presenciais, o congresso, que segue até esta quarta-feira (26/03), visa promover debates sobre o futuro do direito, a cibersegurança e a implementação de inovações tecnológicas no poder judiciário. O conteúdo também está disponível online, no Youtube da Escola Judicial do TJMG.