Iniciados estudos para otimizar fluxo de votação em 2026
Iniciativa busca garantir mais agilidade na hora de votar, além de aperfeiçoar a logística das eleições

Em 2026, as pessoas aptas a votar irão às urnas para escolher quem será presidente e vice-presidente da República, governadores/as e vice-governadores/as, senadores/as, deputados/as federais e estaduais.
Diante da complexidade e do volume de votos que cada eleitor e eleitora deverão registrar, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão instituiu um grupo de trabalho voltado a estudar e propor soluções para reduzir filas, aglomerações e atrasos no encerramento da votação nas seções eleitorais do estado.
A iniciativa busca garantir mais agilidade na hora de votar, além de aperfeiçoar a logística das eleições, levando em conta experiências e aprendizados dos pleitos anteriores, especialmente o de 2022.
De acordo com a Portaria 740/25 (formato PDF), assinada pelo presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten, a Comissão deve identificar causas de ocorrências de aglomerações em filas nas seções eleitorais, bem como de atrasos no término da votação; propor medidas gerais e locais para resolução das ocorrências com filas, a exemplo de aumento/diminuição do número de seções eleitorais em locais de votação já definidos, criação de novos locais de votação, equalizações de seções eleitorais, definição de critérios de agregação de seções, dentre outras.
Composta por servidores e servidoras de diversas unidades do Tribunal — incluindo áreas de gestão de eleições, tecnologia da informação, logística, inovação e representantes de zonas eleitorais, a equipe é coordenada por Regina Carneiro, da Supervisão de Gestão de Eleições (SUGEL), tendo o assistente Alessandro Coelho como secretário dos trabalhos.
No dia 5 de novembro, a Comissão realizou sua primeira reunião para discutir e colher as ideias iniciais sobre o fluxo das filas nos locais de votação. Para Regina, o apoio e a colaboração de integrantes do grupo são fundamentais para que, de forma preventiva e conjunta, seja possível garantir a organização e a tranquilidade das próximas eleições.


