Iniciativas que tratam de contratações e monitoramento de eleições estão habilitadas para o Prêmio Justiça Eleitoral
Resultado será divulgado em dezembro de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou as iniciativas habilitadas para a 1ª edição do Prêmio Justiça Eleitoral, que tem como objetivo reconhecer projetos inovadores, inclusivos e eficientes voltados ao fortalecimento da democracia por meio do processo eleitoral.
Ao todo, foram 327 inscrições apresentadas em todo o país, das quais 65 iniciativas seguem concorrendo ao prêmio, que está dividido em 8 categorias: Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral; Combate à Desinformação; Eficiência na Comunicação; Redução à Desigualdade de Gênero; Raça, Etnia e Idade; Acesso à Justiça Eleitoral; Mesário Exemplar; e Eleitor Comprometido.
Do TRE do Maranhão, duas iniciativas estão habilitadas, ambas na categoria Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral. São elas:
- “Painel Inteligente das Contratações das Eleições”, desenvolvido pela Assessoria de Licitações, Aquisições e Contratos, que substituiu o método tradicional de monitoramento, baseado em planilhas estáticas e coleta manual de informações, por painéis interativos que oferecem uma visão integrada, intuitiva e em tempo real dos dados das contratações;
- PRISMA (Planejamento, Riscos, Monitoramento e Acompanhamento das Eleições), ferramenta desenvolvida pela Supervisão de Gestão de Eleições e pela Seção de Suporte à Sistemas Judiciais, com o objetivo de dar transparência, acompanhar a execução das ações e subsidiar a tomada de decisão.
O próximo passo será a escolha das iniciativas pela Comissão Julgadora, que ocorrerá em duas etapas: primeiramente, serão selecionadas 3 finalistas para cada categoria; em seguida, será escolhida a vencedora de cada uma delas, que serão informados oficialmente pelo TSE, via e-mail.
Já o anúncio das práticas vencedoras ocorrerá dia 10 de dezembro, em cerimônia pública a ser realizada na sede do TSE, em Brasília, com entrega de troféu e diploma.