Lançado projeto "Voto na Melhor Idade", que visa fortalecer a participação do eleitorado idoso
.

Neste 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) lança o projeto “Voto na Melhor Idade”, que reconhece e visa assegurar a participação plena e efetiva desse público no processo democrático.
O projeto pretende incentivar idosas e idosos com idade igual ou superior a 60 anos — em especial aqueles com 70 anos ou mais, para quem o voto é facultativo — a continuar exercendo seu direito de voto nas eleições de 2026, reconhecendo que a experiência e a vivência desse público são inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e representativa.
Para atingir esses objetivos, o Regional divulgará campanha institucional usando linguagem simples e acessível.
Serão fomentadas ações como a assinatura do Termo de Cooperação com o INSS e com a Previdência Estadual possibilitando atendimento da justiça eleitoral nos seus postos, além de palestras e atendimento diferenciado em mutirões volantes.
Outra ação é o serviço de agendamento prévio para atendimento domiciliar voltado a essas pessoas que, por condição de saúde, deficiência ou outras limitações relevantes, estejam impossibilitados de se deslocar até os cartórios eleitorais ou postos de atendimento na Capital.
O desafio é superar as barreiras de acesso e garantir que essas pessoas tenham todas as condições para exercer seu direito de voto com dignidade, seja por meio de incentivos à sua participação no processo de sufrágio ou facilitando o acesso aos locais de votação.