
Tribunal Regional Eleitoral - MA
Secretaria Judiciária Única de 1º e 2º Graus
Coordenadoria Apoio ao Pleno, Gestão Processual e Documental
Seção de Gestão Documental
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 17 DE OUTUBRO DE 2025.
Regulamenta as normas gerais para a realização da VI Pesquisa de Clima Organizacional.
O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 68, inciso IX, do Regulamento Interno.
RESOLVE:
Seção I
Disposições Preliminares
Art. 1° As normas gerais para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no ano de 2025, obedecerão ao disposto nesta Instrução Normativa.
Art. 2° Para os fins desta Instrução Normativa, consideram-se:
I - clima organizacional: “percepção global das pessoas a respeito de seu ambiente de trabalho, capaz de influenciar o comportamento profissional e afetar o desempenho da organização”; (Resolução TCU nº 319, de 29 de julho de 2020)
II - Pesquisa de Clima Organizacional: ferramenta de pesquisa, estudo e diagnóstico das percepções sobre o ambiente interno da organização, que serve como subsídio para a implantação de planos de melhoria contínua e de desenvolvimento organizacional.
Seção II
Da Realização Da Pesquisa
Art. 3° Em função dos objetivos que orientam a investigação e das respectivas justificativas, será realizada uma pesquisa empírica quantitativa, a ser desenvolvida pela Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP.
Art. 4° A Pesquisa de Clima Organizacional seguirá as seguintes etapas:
I - elaboração, aprovação e publicação da Instrução Normativa;
II - escolha e desenvolvimento da metodologia de aplicação;
III - desenvolvimento do questionário eletrônico, definição dos parâmetros para a resposta e das escalas de avaliação;
IV - criação de plano de mídia para divulgação interna;
V - divulgação da pesquisa;
VI -aplicação do questionário e coleta de dados;
VII - tabulação dos resultados;
VIII - análise dos resultados e elaboração dos relatórios conclusivos sobre a pesquisa;
IX - elaboração dos planos de ação.
Art. 5° Como metodologia de aplicação da pesquisa, serão adotadas variáveis relativas ao trabalho condizentes com os objetivos da organização, classificadas em cinco áreas temáticas:
I - ambiente e condições de trabalho: avalia a percepção do(a) servidor(a) com relação ao seu ambiente de trabalho, considerando a adequação das condições físicas e tecnológicas, a organização e distribuição das atividades, o relacionamento interpessoal, o sentimento de pertencimento, as práticas sustentáveis e a inovação nos processos de trabalho. Suas variáveis são:
a) relação com o trabalho: refere-se à percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho que executam, abrangendo adaptação, quantidade e distribuição das tarefas, cumprimento de prazos e suficiência de pessoal;
b) condições físicas de trabalho: refere-se à adequação das instalações físicas e recursos disponibilizados para a execução das atividades, considerando conforto, ergonomia, temperatura e manutenção dos equipamentos;
c) relacionamento/integração: mede o grau de interação, cooperação e harmonia entre colegas, setores e chefias, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo;
d) identidade: expressa o sentimento de pertencimento e alinhamento entre objetivos pessoais e organizacionais, bem como o orgulho e satisfação de integrar a instituição;
e) práticas e conscientização sustentável: avalia a percepção sobre o conhecimento, adoção e estímulo às práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, bem como sobre a efetividade das ações e campanhas institucionais de conscientização ambiental;
f) inovação e processos de trabalho: mede a percepção sobre a modernização, eficiência e confiabilidade dos processos e sistemas utilizados, considerando o impacto positivo da adoção de novas tecnologias e inteligência artificial e o estímulo à proposição de melhorias;
II - relação institucional: mede a satisfação dos (as) servidores (as) com a forma como a organização se comunica e interage com eles (as), garantindo clareza, participação e transparência. Suas variáveis são:
a) clareza: avalia o nível de conhecimento dos (as) servidores (as) sobre a missão, visão e informações institucionais relevantes, bem como a segurança na transmissão dessas informações;
b) comunicação organizacional: mede a eficiência e acessibilidade dos canais de comunicação interna e a clareza das orientações repassadas;
c) ênfase na participação: avalia a percepção dos (as) servidores (as) sobre a transparência e o grau de participação e representação nos processos decisórios institucionais;
III - gestão de pessoas e liderança: mede o grau de satisfação com a atuação da liderança e com as políticas de gestão de pessoas, abrangendo reconhecimento, apoio, estilo gerencial e qualidade de vida no trabalho. Suas variáveis são:
a) reconhecimento: verifica o reconhecimento pelo desempenho, esforço individual e potencial para assumir novas responsabilidades;
b) tolerância existente: avalia o grau de cordialidade e cooperação no ambiente de trabalho, bem como a postura construtiva frente a dificuldades e erros;
c) estilo gerencial: mede a percepção sobre a capacidade das chefias de liderar, delegar, resolver conflitos, dar feedback e valorizar contribuições;
d) qualidade de vida no trabalho: mede a percepção sobre as ações institucionais voltadas para a saúde, segurança e bem-estar dos (as) servidores (as);
IV -diversidade, inclusão e equidade: avalia a percepção sobre o respeito à diversidade, promoção da inclusão, acessibilidade e equidade no ambiente de trabalho, além da atuação institucional na prevenção e enfrentamento de discriminação e assédio. Suas variáveis são:
a) respeito à diversidade: avalia o reconhecimento e valorização das diferenças individuais e culturais;
b) inclusão e acessibilidade: mede a percepção sobre a inclusão de todos os perfis e a garantia de acessibilidade física e digital;
c) equidade e combate à discriminação: avalia a igualdade de tratamento e a postura institucional frente a práticas discriminatórias;
d) prevenção e enfrentamento de assédio: avalia o comprometimento da alta administração com a prevenção e combate a assédio moral, assédio sexual e discriminação;
V - segurança da informação e LGPD: avalia a percepção sobre o conhecimento, clareza das orientações e segurança no tratamento das informações institucionais e dados pessoais, em conformidade com a Política de Segurança da Informação do TRE-MA e a LGPD. Suas variáveis são:
a) conhecimento e capacitação: mede o nível de conhecimento e treinamento dos (as) servidores (as) sobre segurança da informação e proteção de dados;
b) canais de suporte e orientação: mede a clareza sobre a quem recorrer em caso de dúvidas ou incidentes relacionados à proteção de dados;
c) clareza nas diretrizes: avalia a objetividade e acessibilidade das orientações sobre uso seguro dos sistemas e dados;
d) segurança no desempenho das atividades: mede a confiança dos(as) servidores(as) no tratamento de dados pessoais durante o trabalho.
Art. 6° A aplicação da pesquisa dar-se-á por meio de questionários eletrônicos, disponibilizados na intranet do Tribunal.
Art. 7° Foram definidas como parâmetros para as respostas as seguintes opções: sempre, muitas vezes, às vezes, raramente e nunca.
Art. 8° Para efeito de quantificação e avaliação estatística dos resultados os valores assinalados pelos (as) respondentes serão convertidos em valores conforme a escala a seguir:
I - sempre = 10;
II - muitas vezes = 7;
III - às vezes = 5;
IV - raramente =3;
V - nunca = 0.
§1° Cada variável será avaliada com, no mínimo, três questões.
§2° Os valores de avaliação serão contados por variável seguindo a seguinte fórmula:
TT. Sempre = significa o total de vezes que o valor “Sempre” foi indicado nas questões correspondentes da variável analisada, contando-se todos os questionários preenchidos.
TT. Muitas Vezes = significa o total de vezes que o valor “Muitas vezes” foi indicado nas questões correspondentes da variável analisada, contando-se todos os questionários preenchidos.
TT. Às Vezes = significa o total de vezes que o “Ás vezes” foi indicado nas questões correspondentes da variável analisada, contando-se todos os questionários preenchidos.
TT. Raramente = significa o total de vezes que o valor “Raramente” foi indicado nas questões correspondentes da variável analisada, contando-se todos os questionários preenchidos.
TT. Nunca = significa o total de vezes que o valor “Nunca” foi indicado nas questões correspondentes da variável analisada, contando-se todos os questionários preenchidos.
§3° Calculados os índices de cada variável em análise, os resultados serão classificados conforme as faixas de aceitação abaixo descritas:
I - ideal: 90 a 100% de aprovação;
II - bom: 70 a 89,99% de aprovação;
III - razoável: 50 a 69.99% de aprovação;
IV - ruim: entre 40 e 49,99% de aprovação;
V - inaceitável: abaixo de 40% de aprovação.
Art. 9º Para estimular a participação e o comprometimento dos (as) servidores (as) com esta ação institucional, será realizada uma campanha interna de divulgação.
Parágrafo único. O trabalho de divulgação dar-se-á por meio de mobilização com matérias na intranet, por e-mail e grupos de WhatsApp visando à sensibilização e o esclarecimento dos (as) servidores (as) sobre o tema.
Art. 10. Encerrado o período de aplicação da pesquisa de clima, o resultado será tabulado e devidamente analisado pela SGP, do qual decorrerão relatórios conclusivos.
Parágrafo único. A análise estatística dos dados coletados será realizada em software específico e culminará com a elaboração de índices de satisfação, para serem incluídos no relatório da SGP.
Art. 11. Os relatórios serão apresentados aos (às) gestores (as) das áreas para criação de uma comissão responsável pela proposição e acompanhamento do plano de ação e seus resultados.
Seção III
Do Público Alvo
Art. 12. Dada a natureza das unidades, a pesquisa será categorizada em:
a) servidores (as) lotados (as) na Secretaria deste Tribunal;
b) servidores (as) lotados (as) nos Cartórios Eleitorais.
Parágrafo único. A pesquisa deverá contemplar a participação de todos (as) os (as) servidores (as) das categorias supracitadas, exceto os (as)magistrados (as).
Seção IV
Cronograma
Art. 13. A Pesquisa de Clima Organizacional obedecerá ao cronograma estabelecido no Anexo I desta Instrução Normativa.
Seção V
Do Sigilo Da Pesquisa
Art. 14. Com a finalidade de garantir o sigilo dos respondentes, serão tomadas as seguintes providências:
I - os formulários eletrônicos não conterão identificação do (a) participante, apenas a categoria a qual pertence;
II - nenhum registro de hora, equipamento de origem, matrícula ou senha utilizada para habilitação será armazenado em meio eletrônico ou físico;
III - todo o procedimento da pesquisa e análise dos dados poderá ser acompanhado por representantes dos (as) servidores (as) indicados (as) pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Maranhão.
Seção VI
Da Divulgação Do Resultado Das Pesquisas
Art. 15. Após a análise dos dados coletados e elaborado o relatório pela SGP, o resultado da pesquisa será divulgado em cerimônia interna, aberta a todos (as) os (as) servidores (as).
Seção VII
Das Disposições Finais
Art. 16. A comissão para estudo e implantação de ações voltadas à melhoria do clima organizacional terá o prazo de 30 (trinta) dias para apresentar propostas de melhoria a serem validadas pelos (as) gestores (as) de nível estratégico e, se aprovadas, incluídas no Plano Estratégico do TRE-MA.
Art. 17. Revoga-se a Instrução Normativa nº 1 de 17 de setembro de 2025.
Art. 18. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação.
KLAYTON NOBORU PASSOS NISHIWAKI
Diretor-Geral
ANEXO I
CRONOGRAMA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
ETAPAS |
PERÍODO |
Elaboração, aprovação e publicação da Instrução Normativa |
20/10/2025 |
Otimização do questionário para a forma eletrônica |
24/10/2025 |
Divulgação inicial da pesquisa |
A partir de 20/10/2025 |
Aplicação dos questionários |
03/11/2025 a 19/12/2025 |
Tabulação dos resultados |
07/10/2025 a 31/12/2025 |
Elaboração do Relatório da Pesquisa |
01/02/2026 a 31/03/2026 |
Divulgação dos resultados |
01/04/2026 a 30/04/2026 |
Elaboração de Plano de Melhorias |
01/05/2026 a 30/06/2026 |
Divulgação e Implantação dos Planos de Melhorias |
01/07/2026 a 01/06/2027 |
ANEXO II
O TRE/MA QUER TE CONHECER MELHOR!
FAIXA ETÁRIA
( ) 18 A 30 ANOS
( ) 30 A 40 ANOS
( ) 40 A 50 ANOS
( ) 50 A 60 ANOS
( ) ACIMA DE 60 ANOS
SEXO
( ) FEMININO
( ) MASCULINO
ESCOLARIDADE
( ) ENSINO MÉDIO
( ) SUPERIOR
( ) ESPECIALIZAÇÃO
( ) MESTRADO
( ) DOUTORADO
ESTADO CIVIL
( ) SOLTEIRO (A)
( ) CASADO (A)/UNIÃO ESTAVEL
( ) SEPARADO / DIVORCIADO (A)
LOTAÇÃO
( ) SECRETARIA
( ) ZONA ELEITORAL
SITUAÇÃO FUNCIONAL
( ) SERVIDOR EFETIVO
( ) REQUISITADO/CEDIDO
( ) SEM VÍNCULO
OCUPAÇÃO DE CARGO/FUNÇÃO COMISSIONADA
( ) SIM
( ) NÃO
TEMPO DE SERVIÇO NO TRE
( ) ATÉ 5 ANOS
( ) 5 A 10 ANOS
( ) 10 A 15 ANOS
( ) 15 A 20 ANOS
( ) 20 A 25 ANOS
( ) ACIMA DE 25 ANOS
ANEXO III
1. AMBIENTE E CONDIÇÕES DE TRABALHO
1.1 Relação com o Trabalho |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
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1 |
Gosto do trabalho que realizo. |
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2 |
Existe planejamento das tarefas no meu setor. |
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3 |
Realizo/participo do planejamento das tarefas no meu setor. |
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4 |
Consigo cumprir minhas atividades no prazo estabelecido. |
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5 |
Estou comprometido com as minhas atividades profissionais. |
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6 |
Estou satisfeito com o volume de trabalho que realizo. |
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7 |
A quantidade de servidores na seção é suficiente para execução das tarefas. |
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1.2 Condições Físicas de Trabalho |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
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8 |
Disponho de recursos materiais adequados para realizar o meu trabalho (computador, internet, impressora, etc.). |
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9 |
Disponho de instalações físicas adequadas para realizar o meu trabalho (iluminação, acústica, espaço, limpeza, etc.). |
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10 |
Disponho de mobiliário adequado e ergonômico para realizar o meu trabalho. |
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11 |
Na minha unidade a temperatura ambiente é adequada. |
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12 |
Na minha unidade os equipamentos de ar condicionado são limpos e avaliados periodicamente. |
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1.3 Relacionamento/ Integração |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
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13 |
Venho satisfeito para o trabalho. |
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|
|
14 |
Tenho bom relacionamento com os meus colegas de trabalho. |
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15 |
Consigo desempenhar de forma harmoniosa as atividades que envolvem colegas de outros setores. |
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16 |
Sinto que posso contar com meus colegas quando preciso de apoio para realizar minhas atividades. |
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1.4 Identidade |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
17 |
Identifico-me com os valores do TRE/MA. |
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18 |
Tenho satisfação em trabalhar no TRE/MA. |
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19 |
Sinto-me realizado profissionalmente com o meu trabalho. |
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20 |
Atuo com dedicação e empenho nas atividades diretamente relacionadas à Justiça Eleitoral. |
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1.5 Práticas e Conscientização Sustentável |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
21 |
Conheço as ações institucionais de sustentabilidade promovidas pelo TRE-MA. |
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|
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|
22 |
Na minha unidade, são adotadas práticas sustentáveis no dia a dia. |
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23 |
Percebo que o TRE-MA promove campanhas de conscientização ambiental. |
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24 |
Sinto-me estimulado (a) a adotar atitudes sustentáveis no ambiente de trabalho. |
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1.6 Inovação e Processos de Trabalho |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
27 |
Na minha unidade, a estrutura e os fluxos de trabalho facilitam a execução das atividades. |
|
|
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28 |
Percebo avanços com o uso de inteligência artificial (IA) nos processos do TRE-MA |
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29 |
Percebo que as mudanças tecnológicas adotadas na minha unidade trouxeram melhorias ao trabalho |
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30 |
Sinto-me estimulado (a) a propor melhorias nos processos da minha unidade. |
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31 |
Os sistemas utilizados no meu trabalho são eficientes e confiáveis. |
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2. RELAÇÃO INSTITUCIONAL
2.1 Clareza Organizacional |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
32 |
Conheço a missão e a visão do TRE/MA. |
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|
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|
33 |
Tenho segurança para passar informações sobre a Justiça Eleitoral. |
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34 |
As informações institucionais (missão, visão, valores e metas) são comunicadas de forma clara pela Administração. |
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35 |
Compreendo como a atuação do meu setor contribui para os objetivos estratégicos do TRE/MA. |
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2.2 Comunicação Organizacional |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
36 |
Recebo orientações claras e objetivas sobre o meu trabalho. |
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37 |
As informações dos processos de trabalho desenvolvidos na unidade estão acessíveis. |
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38 |
Meu Chefe repassa as informações do setor para a equipe. |
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39 |
As ferramentas de comunicação do TRE/MA são eficientes. |
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40 |
As informações institucionais são repassadas de forma clara, acessível e em tempo hábil. |
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2.3 Ênfase na Participação |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
41 |
Há transparência nas decisões tomadas pela Administração. |
|
|
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|
41.1 |
Se você acha que não há transparência. Em qual ponto você julga não haver transparência? |
Colocar como questão subjetiva. |
||||
42 |
Percebo que as decisões de repercussão geral tomadas pela administração passam por conselhos e comitês. |
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43 |
Sinto-me representado nos conselhos e comitês. |
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44 |
Tenho autonomia para propor melhorias na execução do meu trabalho. |
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3. GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
3.1 Reconhecimento |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
45 |
Tenho oportunidade para desenvolver meu potencial profissional. |
|
|
|
|
|
46 |
Sou avaliado de acordo com os resultados do meu trabalho. |
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|
47 |
Sinto-me apto a assumir mais responsabilidades. |
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48 |
Sou reconhecido pelo bom desempenho no trabalho. |
|
|
|
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49 |
Não tenho interesse em mudar de lotação. |
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3.2 Tolerância Existente |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
50 |
Há cordialidade e cooperação no ambiente de trabalho. |
|
|
|
|
|
51 |
As dificuldades relacionadas ao trabalho são tratadas adequadamente pelo gestor. |
|
|
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|
|
52 |
O diálogo é utilizado para resolver problemas no trabalho. |
|
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|
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3.3 Estilo Gerencial |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
53 |
Meu chefe me estimula a buscar o desenvolvimento profissional (participação em cursos, projetos, etc.) e aplicá-lo no trabalho. |
|
|
|
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54 |
Meu chefe está preparado para lidar com os conflitos que porventura venham a surgir na equipe. |
|
|
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|
55 |
Minha chefia facilita os trabalhos da equipe, delegando as responsabilidades conforme as competências individuais. |
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|
56 |
Recebo feedback sobre as tarefas realizadas. |
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|
|
57 |
Recebo elogios quando faço um bom trabalho. |
|
|
|
|
|
58 |
Meu chefe envolve a equipe nas atividades do setor, capacitando sucessores para possíveis substituições. |
|
|
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|
|
59 |
Tenho um bom relacionamento com meu chefe imediato. |
|
|
|
|
|
60 |
Meu chefe tem competência técnica para exercer o cargo que ocupa. |
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|
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|
61 |
Minhas sugestões e ideias são consideradas pela minha chefia. |
|
|
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|
3.4 Qualidade de Vida no Trabalho |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
62 |
O TRE/MA adota ações voltadas para a saúde dos servidores. |
|
|
|
|
|
63 |
O TRE/MA implementa ações para a segurança no trabalho. |
|
|
|
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|
64 |
A assistência médico-ambulatorial do TRE/MA é satisfatória. |
|
|
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|
|
65 |
A assistência odontológica do TRE/MA é satisfatória. |
|
|
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|
|
4. DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EQUIDADE
4.1 Respeito à Diversidade |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
66 |
Percebo que o TRE-MA respeita a diversidade (gênero, raça, orientação sexual, PCD). |
|
|
|
|
|
67 |
Percebo que há respeito à diversidade religiosa e de gênero no ambiente de trabalho. |
|
|
|
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|
68 |
As práticas institucionais contribuem para um ambiente inclusivo e respeitoso em relação às diferenças individuais. |
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|
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|
4.2 Inclusão e Acessibilidade |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
69 |
Percebo que o ambiente de trabalho no TRE-MA é inclusivo para todas as pessoas. |
|
|
|
|
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70 |
Na minha unidade, a acessibilidade física e digital está garantida. |
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|
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|
|
71 |
A Administração adota medidas contínuas para assegurar acessibilidade em seus serviços e espaços. |
|
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|
|
|
4.3 Equidade e Combate à Discriminação |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
72 |
Percebo tratamento equitativo entre servidores, independentemente de seu perfil. |
|
|
|
|
|
73 |
Percebo que casos de discriminação são tratados de forma adequada pela Administração. |
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|
|
|
|
74 |
A Administração promove iniciativas para prevenir práticas discriminatórias no ambiente de trabalho. |
|
|
|
|
|
4.4 Prevenção e Enfrentamento do Assédio |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
75 |
Percebo que a alta administração se preocupa com ações de prevenção ao assédio moral, assédio sexual e quaisquer atos de discriminação. |
|
|
|
|
|
76 |
Percebo que a alta administração se preocupa com ações de enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e quaisquer atos de discriminação. |
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|
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|
77 |
Tenho confiança de que denúncias de assédio ou discriminação são tratadas com seriedade e imparcialidade pela Administração. |
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|
4.5 Participação Institucional Feminina |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
78 |
Percebo que o TRE-MA adota ações efetivas para assegurar a participação feminina em cargos de chefia e assessoramento. |
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|
79 |
Tenho conhecimento de que a política institucional de participação feminina é observada nas designações e decisões administrativas. |
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80 |
Avalio positivamente a atuação da Administração na promoção da equidade de gênero nos cargos de liderança |
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5. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E LGPD
5.1 Conhecimento e Capacitação |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
81 |
Tenho conhecimento das diretrizes da Política de Segurança da Informação do TRE-MA. |
|
|
|
|
|
82 |
Recebi capacitação ou orientação sobre LGPD e segurança da informação. |
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|
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83 |
Considero suficientes as capacitações disponibilizadas sobre segurança da informação. |
|
|
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|
5.2 Canais de Suporte e Orientação |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
84 |
Sei a quem recorrer em caso de dúvidas sobre proteção de dados no TRE-MA. |
|
|
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|
|
85 |
As orientações sobre uso seguro dos sistemas de informação estão claras. |
|
|
|
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|
86 |
Os canais de suporte da Administração são acessíveis e eficazes quando necessito de orientação. |
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|
5.3 Clareza nas Diretrizes |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
87 |
As orientações sobre uso seguro dos sistemas de informação estão claras. |
|
|
|
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88 |
Sei onde encontrar as normas e procedimentos de segurança da informação quando necessário consultá-los. |
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89 |
Tenho facilidade em acessar as orientações institucionais sobre proteção de dados. |
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5.4 Segurança no Desempenho das Atividades |
Nunca |
Raramente |
Às vezes |
Muitas Vezes |
Sempre |
|
90 |
Sinto segurança ao tratar dados pessoais no desempenho das minhas atividades. |
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Percebo que minha unidade adota medidas para proteger dados pessoais durante o trabalho. |
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Confio que a Administração garante sigilo e proteção adequados no tratamento de dados pessoais. |
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Marque a principal razão pela qual você trabalha no TRE/MA.
( ) Salário.
( ) Estabilidade Financeira.
( ) O trabalho que realizo.
( ) O bom relacionamento existente entre colegas/chefias.
( ) Reconhecimento.
( ) Benefícios oferecidos.
( ) Possibilidade de ascensão profissional.
( ) A falta de opção de um outro emprego.
( ) Outra razão, qual?________________
Assinale o principal fator que gera mais insatisfação/desmotivação no seu trabalho.
( ) Salário.
( ) Falta de reconhecimento.
( ) O trabalho que realizo.
( ) Relacionamento com a chefia.
( ) Falta de Integração entre colegas, chefias e demais setores.
( ) Falta de valorização dos servidores.
( ) Benefícios oferecidos.
( ) Impossibilidade de ascensão profissional.
( ) Sobrecarga de trabalho.
( ) Condições de trabalho inadequadas
( ) outro fator, qual ?_____________________
● Que sugestões você daria para tornar o TRE-MA um lugar melhor para se trabalhar?
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Este ato não substitui o publicado no DJE-MA nº 186 de 21.10.2025, p. 14-25.


