Publicada Agenda Ambiental 2012-2015

No ato de instituição da Agenda Ambiental, a desembargadora Anildes Cruz, presidente do TRE-MA, considerou o dever de defender e preservar o Meio Ambiente para presentes e futuras gerações como um dos fatores que deveriam ser observados para a promoção da excelência na gestão ambiental.

TRE-MA - Logotipo - Gestão ambiental - 2012

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão já definiu como vai cumprir sua Agenda Ambiental em 2012 e nos próximos 3 anos. Plano estratégico com este fim foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira, 30 de julho.

A Agenda Ambiental é um documento que traz indicadores e metas que devem ser cumpridas pelo Regional durante um período pré-determinado. O monitoramento e a periodicidade das avaliações e as adequações das ações planejadas são de responsabilidade da Diretoria Geral do órgão, por meio da Comissão Ambiental.

No ato de instituição da Agenda Ambiental, a desembargadora Anildes Cruz, presidente do TRE-MA, considerou o dever de defender e preservar o Meio Ambiente para presentes e futuras gerações como um dos fatores que deveriam ser observados para a promoção da excelência na gestão ambiental.

“Promover a responsabilidade ambiental pressupõe a implementação de um sistema de gestão entendido como um conjunto de elementos inter-relacionados”, destacou a presidente.

Entre as metas a serem alcançadas estão reduzir o consumo de água em 5%; reduzir a utilização de papel, de copos descartáveis de água e café e de toners e cartuchos para impressoras em 3% nos anos eleitorais e em 5% nos anos não eleitorais.

Histórico – a gestão ambiental no TRE começou a ser implantada em 2005, através da Comissão de Reciclagem, responsável por conscientizar os servidores acerca da importância deste processo. Logo após, veio a ideia de montar uma biblioteca só de livros e revistas usados, além de realização de exposições e oficinas de reciclagem.

Em 2008, o Regional lançou o projeto “Plante Verde, Doe Vida”, que tinha como finalidade promover a troca de um quilo de alimento não perecível por uma muda de planta. Depois, veio o projeto “Eleições Limpas! Cidade Limpa!”, cujo objetivo consistiu em conscientizar os partidos políticos, candidatos e a sociedade sobre a importância de uma campanha eleitoral “limpa”.

Outra iniciativa da Comissão de Gestão Ambiental foi a Campanha para coleta de pilhas, baterias, carregadores e celulares usados, os quais, quando descartados incorretamente, causam sérios danos à natureza.

Em 2010, a Assessoria de Comunicação, em parceria com a Comissão Ambiental, realizou a doação de 48 banners em desuso ao Núcleo de Extensão da Vila Embratel/UFMA. Eles foram utilizados na confecção de bolsas e mochilas, cujos valores arrecadados com a venda, eram destinados às entidades participantes do projeto.

O projeto “Bolsas de Lona: Urnas de Ontem Construindo o Amanhã” gerou um grande resultado socioambiental, uma vez que as urnas de lona não mais utilizadas pela Justiça Eleitoral foram transformadas em bolsas para alunos de escolas da rede pública. Além disso, esse projeto despertou a consciência ambiental da juventude e incrementou a renda da comunidade de artesãos que confeccionaram as peças.

Destaca-se, ainda, a campanha “A Meta é Economizar”, cuja finalidade consistiu em obter sugestões dos próprios servidores para redução de gastos na Justiça Eleitoral deste Estado, tendo sido selecionadas e premiadas as três melhores proposições.

Para mais informações, clique AQUI e conheça na íntegra a Agenda Ambiental do TRE-MA 2012-2015.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido