Escola Judiciária Eleitoral finaliza 2025 com palestras e curso interno sobre desinformação
.

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (EJE TRE-MA) finaliza seu ciclo de atividades reforçando o compromisso com a democracia em duas frentes estratégicas: a formação de jovens em assuntos que tratam de exercício da cidadania e a capacitação técnica de magistradas/os e servidoras/es.
No eixo educativo, ela aproximou a Justiça Eleitoral das escolas durante várias ações e uma das últimas realizadas foi a do dia 27 de novembro, em que estudantes do IFMA campus Maracanã participaram de visita guiada à sede do TRE.
O roteiro incluiu o acompanhamento de sessão plenária, palestras sobre a segurança e auditabilidade das urnas eletrônicas e visitas a setores de sustentabilidade e gestão.
Porém, o ano foi concluído de fato com ações no Centro Educa Mais Professor Ignácio Rangel no dia 4 de dezembro, onde foram realizadas palestras de conscientização política e treinamentos práticos com as urnas, preparando estudantes para o exercício do voto consciente.
Capacitação contra a desinformação
Paralelamente, a EJE-MA, em parceria com a ESMAM, realizou o curso “Controle Jurisdicional Eleitoral de Conteúdos na Internet”, que foi ministrada pelo jurista membro da Corte Rodrigo Maia Rocha.
O objetivo foi qualificar o corpo funcional para enfrentar os desafios da desinformação e das fake news. Com foco prático e teórico, o curso debateu o Marco Civil da Internet e a legislação atual, garantindo que a Justiça Eleitoral esteja preparada tecnicamente para proteger a integridade dos futuros pleitos.


