Tribunal de Justiça abre posto de recadastramento eleitoral
Os desembargadores José Bernardo Silva Rodrigues (presidente TRE), Froz Sobrinho (vice-presidente e corregedor eleitoral) e Antonio Guerreiro Júnior (presidente do TJMA) abriram nesta quarta-feira (17) a campanha de recadastramento eleitoral biométrico para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Os desembargadores José Bernardo Silva Rodrigues (presidente TRE), Froz Sobrinho (vice-presidente e corregedor eleitoral) e Antonio Guerreiro Júnior (presidente do TJMA) abriram nesta quarta-feira (17) a campanha de recadastramento eleitoral biométrico para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Para o desembargador José Bernardo, com a iniciativa, o Tribunal de Justiça dá exemplo para a sociedade, pois o cadastramento biométrico é a garantia dada ao eleitor de que seu voto jamais poderá ser transferido para outrem.
"O ponto fundamental da Democracia é o processo de votação, e por isso, requer segurança máxima. A partir da biometria, nós asseguramos a identificação do eleitor, porque agora temos a captura de dez digitais, a foto e a assinatura digital", ressaltou Bernardo Rodrigues.
Ele informou ainda que 6 municípios já votam com o sistema biométrico, outros 3 estão prontos para as próximas eleições e mais 6 estão em processo de recadastramento, entre eles, São Luís. "Estamos aguardando resposta do TSE para mais 3 municípios. Nosso objetivo é alcançarmos 18 até as eleições de 2014", complementou.
Guerreiro Júnior destacou que trabalha em sintonia com o Tribunal Regional Eleitoral e que, com a instalação do posto, quer contribuir com mais este trabalho em prol da cidadania.
O desembargador Froz Sobrinho disse que o sucesso do recadastramento eleitoral biométrico no Brasil é um passo importante para o Cadastramento Único (CAD), que será um sistema de identificação de todos os cidadãos.
"O cadastramento biométrico é o laboratório para essa nova identidade. Em pouco tempo, cada cidadão poderá ter um único número de identidade, CPF, título eleitoral e de regime da previdência", salientou o corregedor.
Para o juiz auxiliar Tyrone José Silva (presidência do TRE), alcançar a confiança da população no processo eleitoral é de importância fundamental. "A preocupação maior é estabelecer cada vez mais segurança nas eleições, daí o sistema biométrico. Para isso, o TRE está facilitando o processo com a distribuição de postos em várias localidades para que a população tenha acesso".
A servidora Luzinete de Jesus Mendonça (TJ), uma das primeiras a fazer o recadastramento, ficou satisfeita com a iniciativa. "Facilitou a vida do funcionário. Ao invés de a gente sair para outro local, vamos cumprir nossa obrigação no próprio local de trabalho. É bem mais cômodo", declarou.
Posto
Instalado no auditório do Palácio da Justiça, o posto itinerante do TRE oferece aos servidores da Justiça serviços de revisão biométrica, alistamento, transferência (interior para capital) e consulta da situação cadastral. Para isso, basta agendar o atendimento pelo telefone 3198-4555 (das 8h às 14h). O recadastramento eleitoral biométrico no TJMA está destinado apenas para os eleitores da capital.
O eleitor deve apresentar original e fotocópia de documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista, carteira funcional ou carteira de trabalho), comprovante de residência e título eleitoral (opcional).
Com informações da Ascom TJ (editado)