Sede própria do Fórum Eleitoral de São Mateus do Maranhão é inaugurada
A população da cidade de São Mateus (distante 190 km da capital) assistiu à inauguração do “Fórum Eleitoral Desembargador Leomar Barros Amorim”, nova sede da 84ª zona, que abrange os municípios de Alto Alegre do Maranhão e Matões do Norte.

A população da cidade de São Mateus (distante 190 km da capital) assistiu na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, à inauguração do “Fórum Eleitoral Desembargador Leomar Barros Amorim”, nova sede da 84ª zona, que abrange os municípios de Alto Alegre do Maranhão e Matões do Norte.
O novo fórum, situado na Avenida Rodoviária, s/n – Centro, é padrão, possuindo 269,30 m² de área construída num terreno de 622,74 m2, no qual abriga central de atendimento ao eleitor, depósitos de urnas e de uso geral, banheiros e salas para o juiz, chefe de cartório, audiência, arquivo e telecomunicações. Nele, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão investiu o valor de R$ 535.751,82.
“Entregamos esta obra com o propósito de colaborar para que os serviços da Justiça Eleitoral aos jurisdicionados da região sejam melhor prestados e que eles saibam usufruir dos benefícios que ela traz”, afirmou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA.
Para o corregedor, desembargador Guerreiro Júnior, “esta inauguração representa um momento muito especial, pois a Corte do Regional, com a ausência justificada de apenas dois membros, veio até aqui para inaugurar esta obra funcional e mostrar que está jovem, moderna e julgando de forma transparente”, frisou.
O juiz Marco Aurélio Barreto Marques, titular da 84ª ZE, agradeceu ao Tribunal pelo empreendimento, que vai aproximar ainda mais esta justiça especializada dos cidadãos. "Não tínhamos uma sede própria e havia uma necessidade imperiosa de mudança, que há 4 anos começou quando, durante a gestão do desembargador Cutrim, conseguimos a destinação dos recursos, depois a doação do terreno e agora, na administração do desembargador Froz e Guerreiro, estamos inaugurando esta edificação", relembrou.
Geovanne Soares Amorim, filho do desembargador federal homenageado, externou a sua alegria em ver que o prédio que leva o nome de seu pai irá proporcionar que eleitores exerçam direitos inerentes à cidadania. “Em seus 28 anos de magistratura, meu pai sempre honrou a toga que vestiu, exercendo suas funções com muita seriedade, tendo seguido sua carreira de forma imaculada”, pontuou.
Na mesma oportunidade, também em homenagem a Leomar Amorim, a Prefeitura de São Mateus inaugurou uma praça em frente ao novo fórum. A solenidade foi prestigiada por membros da Corte do Regional, prefeitos das 3 cidades, vereadores, servidores da zona, advogados, líderes religiosos e comunitários, pela população e pela imprensa.
Números
A 84ª zona eleitoral soma 50.931 eleitores, sendo 29.005 de São Mateus, 15.100 de Alto Alegre e 6.826 de Matões do Norte. As três cidades têm cerca de 72 mil habitantes. Atualmente, tramitam na zona 47 processos.
Homenageado
Leomar Barros Amorim (in memoriam) foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão entre os anos de 1989/1991 e 2001/2003. A aprovação do nome do magistrado ocorreu na sessão administrativa do dia 27 de março de 2014, por sugestão do juiz Marco Aurélio Barreto Marques.
Ele faleceu no dia 5 de março de 2014, vítima de um câncer, contra o qual lutava há alguns anos. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA, também era mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal. Exerceu as funções de membro da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ; membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; professor colaborador na Universidade de Brasília/DF; diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; juiz titular das 1ª e 2ª varas da Seção Judiciária do Piauí; juiz convocado pelo TRF 1ª Região; juiz do TRE do Piauí; vice-diretor e diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; professor do curso de Direito Administrativo I e Direito Comercial III da UFMA; advogado do Banco da Amazônia S/A e professor do colégio Leonel Amorim (Itapecuru-MA).