Planejamento Estratégico 2021 – 2026: fase de pesquisas inicia dia 5 de abril

Elaboração é construída de várias fases

Apresentação do cronograma

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão iniciou a elaboração do seu planejamento estratégico válido para os anos 2021 a 2026. Nesta terça, 30 de março, o presidente do órgão, desembargador Joaquim Figueiredo, autorizou o cronograma de ações que envolvem a elaboração do Planejamento, escolhendo ainda a marca que será fixada em todas as publicações que serão feitas do mesmo.

Um dos compromissos desta gestão é cuidar de metas e do planejamento, buscando com que os servidores e os demais atores envolvidos ajudem o TRE a manter-se atualizado e alinhado às boas práticas de gestão pública, registrou o presidente.

Com apoio dos facilitadores André Barbosa e Leonardo Ferreira, ambos do Tribunal de Contas da União, que atuam na elaboração como instrutores internos, as fases da elaboração do Planejamento serão baseadas nas metodologias BSC (Balanced Scorecard), Gestão de Riscos e Análise de Tendências para construção de diálogos estratégicos, declaração de Missão e Visão, contexto, estratégia, identificação de objetivos, indicadores e plano de diretrizes.

O cronograma de ações foi apresentado ao presidente - que estava acompanhado do diretor-geral Luann Matos e dos assessores jurídicos Gilson Borges e Alessiane Guimarães e de Comunicação, Danielle Cavaignac - pela coordenadora Karla Abdala (Planejamento, Estratégia e Gestão).

A elaboração do Planejamento Estratégico 2021 -2026 do TRE-MA também está contando com ajuda da professora Amanda Aboud, que ministra aulas de planejamento estratégico e gestão ambiental na UFMA. Ela, inclusive, também tem ajudado o Regional na atualização do Plano de Logística Sustentável.

Por quê Planejar Estrategicamente?

O pensamento estratégico possibilita que as organizações públicas estejam preparadas para a geração de valor para a sociedade, pois induz uma análise mais ampla do contexto no qual está inserida, que abrange as principais necessidades e desafios do Estado e do cidadão.

A reflexão que a organização deve realizar de tempos em tempos sobre sua missão, visão de futuro e objetivos estratégicos fazem parte desse pensamento estratégico, pois assegura que os recursos e esforços que a organização está dispendendo estejam realmente sendo utilizados para a finalidade principal de sua existência.

O pensamento estratégico se materializa no Planejamento Estratégico da organização, cujo processo de elaboração deve observar determinados métodos que assegure que seja participativo, ou seja, que sejam ouvidos os principais atores presentes no ecossistema em que a organização esteja inserida, que identifique os principais desafios, oportunidades e riscos relacionados à missão da organização, e que comunique de forma efetiva aos colaboradores e à sociedade os principais resultados que aquela organização está buscando.

icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido