O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão alcançou nível de excelência no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), atingindo o 2º lugar no ranking entre os TREs, com 95,92%. O percentual garantiu ainda a 11ª posição entre os 92 tribunais do país.
Criado pelo Conselho Nacional de Justiça para aferir o nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas, o iGovTIC-JUD também acompanha a Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.
Tanto o presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz de Almeida, como o diretor-geral Mário Lobão consideram que o índice foi alcançado porque servidoras e servidores da referida área estão constantemente empenhados em implantar medidas práticas e de excelência que visam a melhor prestação dos serviços internos e externos.
Para o coordenador Egídio Carvalho (Sistemas e Inovação), responsável por monitorar esse eixo no âmbito da Justiça Eleitoral maranhense, essa conquista representa o aprimoramento contínuo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, refletindo a dedicação em promover uma gestão eficaz da tecnologia para aprimorar a justiça.
Sobre o iGovTIC-JUD
O processo avaliativo é conduzido por meio de questionário que aborda a estratégia tecnológica, dividido em dois domínios essenciais: Governança e Gestão de TIC, que abrangem áreas como Transformação Digital, Políticas e Planejamento, Atendimento e Suporte ao Usuário; e Serviços de TIC, contemplando tópicos como Sistemas de Informação, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados.
Os resultados do iGovTIC-JUD 2021 são apresentados por meio de painel detalhado, que inclui gráficos ilustrativos do desempenho geral, médias por segmento, portes e domínios, além da distribuição dos resultados por nível de maturidade.
Relatórios minuciosos, pontuações individuais de cada órgão, rankings e análises detalhadas também são disponibilizadas no painel. O recurso de filtragem permite a usuárias e usuários explorar os resultados por órgão, tema, porte, segmento e unidade federativa.