Evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente destaca importância da sustentabilidade
O evento foi promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA)

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA) realizou nesta terça-feira, 6 de junho, evento alusivo ao dia.
O evento ocorreu no plenário Ernani Santos da sede do Regional, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MA no Youtube.
A realização do evento atende a Resolução nº 400/CNJ, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, e faz parte do programa de educação do Núcleo como forma de conscientização dos (as) servidores (as) e colaboradores(as) deste Tribunal quanto às questões ambientais.
O presidente, desembargador José Luiz de Almeida, abriu o evento e enfatizou a importância de termos uma consciência sólida sobre a necessidade de preservar, cuidar e zelar pelo meio ambiente.Segundo ele, “a situação mundial é dramática, é preciso continuar lutando a cada reação em face da agressão ao meio ambiente, essa ação se traduzirá em algo benéfico para toda coletividade”
Na oportunidade, o presidente cumprimentou o desembargador Jorge Rachid, ex-presidente do TRE e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado, pelo trabalho incansável que vem realizando pela sustentabilidade. Ele enalteceu a perseverança, dedicação, zelo, carinho, força de vontade e determinação com que Rachid tem enfrentado a questão do meio ambiente.
Já o corregedor, desembargador José Gonçalo, destacou a necessidade de ações estratégicas que repensem os atuais padrões com o objetivo de cuidar cada vez mais do meio ambiente. “"Eu vejo que com pequenos gestos nós podemos ter resultados muito promissores na questão ambiental" pontuou.
O desembargador Jorge Rachid entende que nós ainda não estamos treinados para economizar e respeitar o planeta-mãe e, por isso, precisamos falar mais sobre o meio ambiente para as autoridades, pessoas formadoras de opinião que serão agentes multiplicadores. “Você sabendo reciclar e separar o lixo, você está colaborando muito com a natureza e com a dignidade do ser humano. O consumismo humano precisa ser imediatamente estancado, e só se consegue isso com a consciência de todos nós.”
Durante o evento, foi apresentado pela servidora Ingrid Viégas, do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade – NSA do Regional, o Sistema Logística de Veículos Integrada -LIV. Esse sistema permite o compartilhamento de viagens entre os partícipes, gerando benefícios que vão desde a diminuição de emissão de CO2 pelos veículos até a redução dos custos com combustível, manutenção e diárias.
Logo após, foram assinados Termos de Adesão com órgãos que implementarão o Sistema Logística de Veículos Integrada- LIV. Pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, des. Jorge Rachid Mubárack Maluf, que é presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável; pela Defensoria Pública do Maranhão, o defensor Luis Otávio Mores Filho e pelo Foro da Justiça Federal do Maranhão, juiz federal Rubem Lima de Paula Filho
O evento contou também com a presença do juiz Angelo Santos (membro da Corte e ouvidor), dos juízes auxiliares Marcelo Moreira (presidência) e Júlio Prazeres (corregedoria), do diretor-geral Mário Lobão, do deputado estadual Neto Evangelista, Rodrigo Maia, procurador-geral do Estado e dos servidores e servidoras do TRE e dos órgãos parceiros.
Palestra
“Sustentabilidade no dia a dia: pensando coletivamente, agindo individualmente”, foi a palestra proferida pela professora Terezinha Domiciano Dantas Martins, titular do Departamento de Ciência Animal pertencente ao Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba.
A palestra versou sobre os principais temas e conhecimentos acerca da sustentabilidade, apresentando seus principais conceitos, princípios e estrutura, de forma a contribuir para a disseminação de boas práticas de sustentabilidade dentro e fora da instituição. Em sua fala, a professora sensibilizou, capacitou e orientou o público em geral para atuar como protagonista na promoção do desenvolvimento sustentável.
Stands e Bazar
Durante a tarde, ficaram expostos no hall de entrada do Regional estandes do clube de parcerias e bazar sustentável.
O bazar sustentável é uma iniciativa do Comitê Pop Rua/JE-MA, designado para tratar de tema voltado à implantação de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua ‒ Comitê Pop Rua ‒, no âmbito da Justiça Eleitoral no Estado do Maranhão.
Participaram os seguintes parceiros:
- Meu Closet Brechó;
- Curiá Construções Sustentáveis;
- Duna Beleza Natural;
- Dati Bezerra;
- Orgânicos do Sítio;
- Agu Colares Mordedores;
- Orlando Terapias Holísticas.