O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e o secretário de estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores assinaram nesta quarta, 3 de maio, acordo de cooperação para realização de programa bem-estar e qualidade de vida.
Antes da assinatura do documento, José Luiz de Almeida (presidente) e Guilberth Garcês (secretário de estado) realizaram a abertura das atividades do projeto Bem-Estar na sede do Regional, proferindo algumas palavras de motivação ao cuidado com a saúde.
Ao se referir à plateia, o presidente disse que há dias em que não está bem e há outros que sim, mas que isso faz parte e que a atividade física e a alimentação tem parcela de contribuição para uma vida melhor, incentivando que o público-alvo aproveite a oportunidade.
Por sua vez, o secretário Guilberth Garcês, que é servidor de carreira do TRE-MA, relatou estar muito feliz por poder no seu órgão de origem proporcionar que o Bem-Estar seja executado. “Outras parcerias podem surgir e estamos aqui enquanto Secretaria para dar apoio e ajudar no que for possível, buscando promover a qualidade de vida”.
De acordo com os termos do Bem-Estar, à SEGEP cabe propiciar ações educativas e assistenciais em saúde multidisciplinar para promoção de qualidade de vida e bem-estar de magistradas (os), servidoras (es), estagiárias (os) e colaboradoras (es); e em contrapartida o TRE-MA deve ceder sistemas administrativos, isso tudo sem qualquer transferência de recursos financeiros e orçamentários entre as partes.
Os serviços oferecidos pela SEGEP são: equipe técnica das áreas de fisioterapia ou terapia ocupacional (para fins de relaxamento terapêutico, ginástica laboral); enfermagem (para aferição de pressão, etc.); nutrição (aconselhamento, bioimpedância, plano alimentar etc.); assistência social e psicologia (para rodas de conversa e campanhas alusivas de conscientização).
Pela previsão da Secretaria de Gestão de Pessoas do Eleitoral, o Bem-Estar acontecerá uma vez por mês.