Voto Jovem na Escola 2024 incentiva jovens a fazerem escolhas conscientes
Lançamento do projeto ocorreu dia 26 de março no IEMA de São Luís

“Não desistam, persistam, façam boas escolhas”. Esta foi uma das afirmações ditas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Luiz de Almeida, durante o lançamento do projeto Voto Jovem na Escola - edição 2024, que ocorreu na terça-feira, 26 de março, no auditório do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
Estudantes entre 15 e 17 anos participaram de debates acerca do sistema político eleitoral brasileiro, da importância do voto para o exercício da cidadania, além de conhecerem o funcionamento das urnas eletrônicas.
O Voto Jovem é um projeto desenvolvido pelo TRE-MA desde 2009 sob a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que, através de várias atividades, objetiva ampliar a participação de jovens no processo eleitoral e engajar escolas para a educação política.
Para o desembargador José Luiz, o projeto visa sobretudo e fundamentalmente despertar no jovem a consciência sobre a importância de seu voto para o exercício pleno da cidadania, para a consolidação da democracia e até mesmo para seu próprio bem-estar. Ele acrescentou que todos devem ter plena consciência de que tudo que acontece em sociedade e em torno da vida do/a eleitor/a e do/a cidadão/ã é de responsabilidade da pessoa, na medida em que cada indivíduo tem o poder de influenciar positivamente por meio de suas escolhas.
A juíza Rosângela Prazeres, membro da Corte e diretora da EJE, ressaltou a importância do engajamento cívico e político de jovens, destacando que a democracia se fortalece quando as pessoas participam ativamente do processo político e eleitoral.
O vice-governador Felipe Camarão reforçou a necessidade de escolhas conscientes e livres, analisando todas as propostas nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer.
Em um bate-papo, o público-alvo foi incentivado a questionar, fazer perguntas sobre o processo eleitoral, tudo isso com intuito de aprimorar a compreensão sobre questões sociais e políticas.
Participaram também da abertura a desembargadora Márcia Chaves (TJ); os membros da Corte desembargador Francisco Ronaldo Maciel Oliveira e o jurista Rodrigo Lago; o juiz Júlio Prazeres (colaborador); juízes estaduais; o diretor-geral Mário Lobão; a diretora-geral do IEMA Cricielle Muniz; o coordenador de ensino do IEMA prof. Jonhatan de Matos Camilo, servidores/as da justiça eleitoral e a imprensa.
Como parte surpresa do evento, foi veiculado vídeo da influenciadora maranhense Thaynara Og, em que ela convoca as pessoas a pensarem em questões como educação, saúde, transporte público e segurança do seu município e fazerem escolhas conscientes na hora de irem às urnas.
Ela lembrou que para tirar o título eleitoral é só ir ao cartório mais próximo até a data-limite de 8 de maio, levando documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (apenas para homens), além de cadastrar dados biométricos.
Concluiu a mensagem dizendo: “Só não vale deixar pra última hora. Bora pro bonde do #FestivalPrimeiroVoto? Não desperdice esta oportunidade de contribuir com o seu futuro e da sua cidade inteira. Você tá podendo e muito!”.


