Presidente Paulo Velten lança ciclo de palestras cujo tema principal é a democracia
ação acontecerá inclusive no interior

Ao lançar oficialmente, no dia 8 de agosto, o ciclo de palestras Desafios da Democracia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Paulo Velten, alertou estudantes de Direito da unidade São Luís do Idea que, apesar de o Brasil ter mais de 500 anos de história, vive há apenas 35 anos uma “democracia de massas”, onde todas as pessoas passaram a ter direito ao voto.
Velten usou o termo "inverno democrático " para se referir ao período que o Brasil viveu a ditadura militar, tendo retornado à democracia apenas em 15 de novembro de 1989, quando Fernando Collor foi eleito presidente. "E em 2024 tivemos a maior participação popular nas eleições, o que enfim consolidou a democracia exercida de maneira mais ampla", registrou.
O ciclo de palestras intitulado "Desafios da Democracia" tem como temas principais a democracia, participação política e combate à desinformação, que busca promover o diálogo entre a justiça eleitoral, estudantes de instituições de ensino superior e pessoas de entidades representativas. Além das discussões, que são realizadas por membros e membras da Corte do TRE Maranhão, as ações incluem atendimento eleitoral no local, especialmente para o cadastramento de dados biométricos.
Um dia antes, 7 de agosto, o juiz Marcelo Oka esteve com alunos do curso de Direito da Estácio, também em São Luís, dando início à mobilização que deverá percorrer diversas instituições ao longo dos próximos meses.
As próximas palestras estão agendadas para os seguintes dias, locais e horários:
- 14, às 9h e 19h, na Uninassau, pelo juiz Ferdinando Serejo (manhã) e pelo juiz federal José Valterson de Lima (noite);
- 18, às 19h, no Florence, pelo jurista Rodrigo Maia;
- 18, às 19h, Ceuma Imperatriz, pelo desembargador Paulo Velten;
- 20, às 19h, no Teatro Municipal de Açailândia, pelo desembargador Paulo Velten;
- 21, 18h30, Estácio São Luís, pelo jurista Tarcísio Araújo;
- 25, às 19h, na UEMA de Grajaú, pelo desembargador Paulo Velten;
- 26, às 9h, na UEMA de Barra do Corda, pelo desembargador Paulo Velten.