Despedida do juiz Ferdinando Serejo da Corte
magistrado esteve à frente do TREMALAB por 2 anos

Na sessão do dia 18 de dezembro, o juiz Ferdinando Serejo despediu-se da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, apresentando o relatório das atividades desenvolvidas ao longo dos dois anos de exercício da função, deixando o gabinete com apenas 18 processos pendentes de julgamento.
Durante a apresentação, Serejo, que também coordenava o laboratório de inovação TREMALAB, destacou a implementação bem-sucedida de ferramentas de inteligência artificial, como o “Ementador” e outros assistentes virtuais voltados à análise de documentos, à elaboração de artefatos de planejamento licitatório e ao suporte à tomada de decisões, sempre com revisão humana integral.
Enalteceu ainda o trabalho de sua equipe, ressaltando que os resultados alcançados foram construídos com dedicação, compromisso e colaboração de todas as pessoas envolvidas.
Laboratório de Inovação TREMALAB
Como coordenador do laboratório de inovação TREMALAB, Serejo consolidou sua imagem e atuação por meio de iniciativas estratégicas, parcerias interinstitucionais e desenvolvimento de projetos inovadores.
Ao longo de 2025, o TREMALAB demonstrou capacidade de impactar positivamente o ambiente jurídico e social com o projeto "A Matemática da Democracia: Voto Proporcional Explicado" e a discussão sobre a representatividade feminina na política com o projeto "Candidaturas Femininas: Desafios da Representação" .
A participação atuante rendeu reconhecimento e premiações a exemplo do projeto "Preste Atenção nas Contas!" que ganhou o 1º lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário em setembro de 2024, na categoria “Serviços Judiciais Inovadores”, desenvolvido em parceria com os TREs Minas Gerais e Alagoas, que tinha o objetivo de simplificar prestações de contas eleitorais para partidos e pessoas candidatas; prêmio Marandu JOMP em novembro/2024 na categoria “Inovação”; 2º lugar no Selo Verde Esmeralda do TRE-MA em junho de 2025; e o melhor painel no ENASTIC-JE 2025 em julho de 2025.


