Ministro Tarcisio Vieira é o novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

A instituição prepara o lançamento de quatro iniciativas que visam, além da formação em Direito Eleitoral e cidadania, promover ações de responsabilidade social.

Eduardo Moreira em posse da EJE do TSE
Eduardo Moreira (Membro do TRE-MA e Presidente do COJE ), Min. Tarcísio Vieira (EJE/TSE), Kamile Castro (Juíza do TRE-CE) e Telson Ferreira (Advogado e Presidente do COPEJE)

Nesta quinta-feira (22) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, empossou o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto como novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE). A solenidade, que foi prestigiada pelo jurista Eduardo José Leal Moreira, membro da corte do TRE-MA e Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), ocorreu no auditório do TSE em Brasília/DF.

Na ocasião, Fux cumprimentou o colega em sua nova missão e afirmou a importância da atuação da EJE na formação de cidadãos conscientes e na consolidação da democracia. O histórico do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto como acadêmico de Direito e escritor de livros de Direito Eleitoral foi valorizado pelo presidente da Casa como uma vantagem que o capacita ainda mais para o papel que passará a desempenhar.

Os projetos da EJE que associam a educação à democracia e à cidadania, aperfeiçoando-as e aos seus institutos, foram denominadas “joias da coroa” por Luiz Fux.  O ministro ressaltou também que a instituição vem firmando parcerias com entidades estrangeiras e nacionais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para a realização de iniciativas como o ensino dos direitos fundamentais básicos para crianças e a formação de políticos do futuro, entre outros.

Novo diretor da EJE/TSE

Ao ser empossado, Tarcisio Vieira destacou quatro projetos que a Escola Judiciária Eleitoral já está conduzindo: Academia da Democracia; Políticos do Futuro; Inclusão Legal e Justiça Itinerante, também chamadas “Caravanas Eleitorais”, como símbolos da continuidade construtiva das 13 gestões que se sucederam na condução da instituição. “Os 13 diretores, figuras notáveis que são, tiveram a sabedoria e a competência de, pedra sobre pedra, tijolo sobre tijolo, dar forma a um projeto majestoso, grandioso, sem qualquer hiato, sem qualquer dissolução de continuidade, numa verdadeira corrida de revezamento, numa perfeita harmonia”, relembrou.

Para ele, o papel da EJE não se resume a promover a atualização e a formação continuada de magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores da Justiça Eleitoral, ou de viabilizar medidas de estímulo ao estudo, discussão, pesquisa científica em matéria eleitoral. O ministro Tarcísio defende que ela tem também a missão de promover ações de responsabilidade social e de educação para a cidadania. “A ideia é transformar a EJE, aliás, aprimorá-la, para que ela seja um vetor de produção de reflexões jurídicas em torno da democracia e dos temas que a afligem”, explicou.

Fonte: TSE, com edição

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido