Objetivamos coletar dados biométricos de 349 mil pessoas até maio de 2026

Projeto Biometria 2025/2026 foi lançado dia 23 de maio

imagem ilustrativa biometria

Faltando pouco menos de 1 ano para o fechamento do cadastro - que acontecerá em 6 de maio de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão lançou nesta sexta, 23 de maio, o projeto Biometria, que objetiva coletar dados biométricos de 349 mil pessoas, a maior parte delas, cerca de 67%, de jovens com idade entre 18 e 24 anos que emitiram o título durante a pandemia ocasionada pela covid-19.

Para coletar os dados, que são assinatura, foto e digitais, a eleitora ou o eleitor deve comparecer à unidade da justiça eleitoral mais próxima, pois o atendimento é possível independente de a pessoa estar na cidade onde vota. 

O lançamento do projeto Biometria - que é uma parceria da presidência do TRE-MA, com a Corregedoria e as zonas eleitorais, foi feita pelo presidente do órgão, desembargador Paulo Velten, pela corregedora, desembargadora Francisca Galiza, com apresentações das juízas Manuella Viana (auxiliar da Presidência) e Joseane Bezerra (auxiliar da Corregedoria) e apoio das Secretarias de Tecnologia da Informação e de Gestão de Pessoas, além da Coordenadoria de Imprensa e Comunicação Institucional.

Por videoconferência, presidente, corregedora, juízas e equipe técnica reuniram com magistradas e magistrados eleitorais e com chefes de cartório para alinhar ações, debater estratégias, informar números e esclarecer dúvidas.

O presidente Paulo Velten iniciou pedindo colaboração e justificou que agora é preciso biometrizar sobretudo jovens, que estavam na idade inicial de exercer o direito de votar quando teve a pandemia e que por este motivo reunia para pedir apoio e ação, principalmente fora das unidades da justiça eleitoral, estando onde as pessoas estão no dia a dia.

Já a corregedora Francisca Galiza reforçou o quanto a identificação biométrica deixa a eleição tranquila, transparente e ainda mais segura, pedindo que as pessoas que fazem a justiça eleitoral atuem como propagadoras da necessidade de coleta de dados biométricos em seus grupos e redes sociais.

Acrescentou que no dia 9 de junho a ideia é ter a biometria como assunto a ser falado pela imprensa de todas as cidades do Maranhão, com atividades locais da justiça eleitoral, pois assim a informação será propagada ao maior número de pessoas, que devem procurar uma unidade da justiça eleitoral mais próxima para a coleta de dados.  

Foi então que a juíza Manuella Viana ressaltou que eleitoras e eleitores sem dados biométricos registrados na justiça eleitoral correspondem a 6,78% do total de pessoas aptas a votar no estado e que 70% das mais de 349 mil estão nas áreas urbanas das cidades.

A justiça eleitoral já fez inúmeras campanhas para a coleta de dados biométricos em todo país, porém no período da covid-19 houve suspensão de atendimentos presenciais e isso fez crescer o número de eleitoras e eleitores que mesmo regulares não possuem dados biométricos coletados ainda, contextualizou a juíza Joseane Bezerra

Como ferramenta de apoio para monitoramento de números alcançados, Presidência, Corregedoria e as zonas eleitorais terão painéis inteligentes que permitem consultas por zona, município, faixa etária e geolocalização.

O projeto Biometria está dividido em 3 etapas com a finalidade de facilitar o acompanhamento, a mensuração dos resultados e a identificação de pontos de melhoria.

Entre as ações estratégicas traçadas estão o Dia D da Biometria, previsto para 9 de junho, em que toda a justiça eleitoral do estado estará mobilizada para falar sobre biometria nos meios de comunicação locais.

Também estão previstas palestras em eventos com grande público acompanhadas de mutirões com kits biométricos; mutirões volantes em terminais, órgãos públicos, arraiais; além de parcerias com instituições de ensino etc.

Outra estratégia será o disparo de mensagens via whatsapp institucional, cujo foco será convocar as pessoas alvo a comparecerem a qualquer unidade da justiça eleitoral para regularização de sua situação cadastral, com coleta de dados biométricos (foto, assinatura e digitais).

As mensagens serão enviadas por meio do número oficial da Ouvidoria do TRE-MA, devidamente verificado com o selo da Meta, conferindo maior credibilidade e segurança à comunicação. 

Tal selo é concedido exclusivamente a instituições públicas e organizações que passam por processo de verificação oficial da Meta, garantindo ao destinatário a autenticidade da origem da mensagem.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, s/n, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Senador Vitorino Freire, s/n,  Madre Deus, São Luís - MA, CEP: 65.025-015.

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido