Publicação da Carta de São Paulo encerra o Encontro de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais
O evento foi realizado entre 20 e 22 de março, na cidade de São Paulo

Presidentes, diretores-gerais e assessores/as de comunicação dos 27 tribunais regionais eleitorais participaram, entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de São Paulo, da 87ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Do Maranhão participaram o presidente, desembargador Paulo Velten, diretor-geral, Klayton Noboru, secretária-geral da presidência, Viviane Medeiros, e a coordenadora de comunicação, Danielle Cavaignac
Durante três dias, foram debatidas questões relevantes para a gestão dos Regionais, como a desinformação, experiências inovadoras no atendimento ao eleitorado e na prestação jurisdicional.
No encerramento do encontro, foi publicada a Carta de São Paulo, documento que consolida o resultado das deliberações dos presidentes. Dentre os itens aprovados, destaque para a necessidade de um alinhamento institucional entre os tribunais regionais eleitorais do Brasil, sob a coordenação do Tribunal Superior Eleitoral, para traçar uma estratégia para o combate à desinformação, evitando macular o processo eleitoral.
Outro assunto da Carta foi a modernização da legislação eleitoral para adaptar-se ao uso das novas tecnologias, que têm transformado como as campanhas eleitorais são desenvolvidas, de modo a garantir a transparência, a equidade e a integridade do processo democrático, além de investimentos da justiça eleitoral em ferramentas tecnológicas para aprimorar os seus procedimentos e processos de trabalho.
Reunião dos diretores/as e assessores/as de comunicação
Na quinta (20), diretores/as e assessores/as de comunicação discutiram assuntos visando consolidar uma pauta de propostas apresentadas aos presidentes dos TREs.
Temas como trabalho administrativo nos cartórios, a homologação do concurso de servidores realizado ano passado, a força de trabalho na justiça eleitoral, a possibilidade do trabalho colaborativo do TSE e TREs para o desenvolvimento de ferramentas de IA que auxiliem na análise das prestações de contas eleitorais. Além de ações e propostas de comunicação e enfrentamento à desinformação para as próximas eleições.
Palestras
Foram proferidas palestras com o tema A Inteligência Artificial (IA) e o fenômeno da desinformação pelo advogado Ronaldo Lemos. “Cenário Tecnológico para as Eleições 2026”, com o juiz substituto do TRE-SP, Diogo Rais. Além da palestra do cientista político Antonio Lavareda, que falou sobre os desafios e projeções para as eleições de 2026.