I Semana de Sustentabilidade do Poder Judiciário destaca projetos da justiça eleitoral maranhense
evento aconteceu na Paraíba

Com o objetivo de integrar ações sustentáveis à rotina dos tribunais brasileiros e fortalecer a cooperação entre as instituições de justiça em todo o país, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu nos dias 16 e 17 de outubro, a I Semana de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
O evento, que integra às ações da Rede Nacional de Sustentabilidade, foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) em João Pessoa (Paraíba) com apoio dos Tribunais de Justiça, Eleitoral e da Justiça Federal daquele estado.
Durante os dois dias, representantes do setor público, privado, sociedade civil e do meio acadêmico compartilharam boas experiências de sustentabilidade no Poder Judiciário e discutiram temas como descarbonização de processos, gestão de emissões de gases de efeito estufa, diretrizes ESG e adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Do Maranhão participaram a servidora Ingrid Viégas (Supervisão de Apoio à Gestão de Sustentabilidade e Acessibilidade) e Rosiléia Salazar (gabinete da Secretaria de Administração e Finanças). Esta última atuou como painelista, apresentando os projetos de sua autoria “Transformando Nossos Espaços” e “Reaproveitando com Amor e Arte” que despertaram grande interesse de quem participava.
Sobre os projetos
Os projetos, de caráter estratégico e voltados à promoção da sustentabilidade, estão alinhados à Resolução CNJ 400/21, que trata da política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário; e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Transformando Nossos Espaços” tem o objetivo de levar conceitos e técnicas da organização pessoal às mulheres para que elas possam realizar suas demandas pessoal e profissional com saúde, bem-estar e qualidade de vida. Entre os resultados esperados com a incorporação dos conceitos e técnicas da organização pessoal, destacam-se o uso racional dos recursos naturais, a organização da rotina, melhor utilização dos espaços, redução e prevenção de acidentes, diminuição do desperdício e consumo consciente.
Já o “Reaproveitando com Amor e Arte” promove a conscientização ambiental e estimula a criatividade por meio do reaproveitamento de potes de proteína e creatina, transformando-os em potes de mantimentos funcionais e decorativos com objetivo de reduzir o descarte inadequado de plásticos, incentivar práticas sustentáveis no dia a dia, estimular a criatividade através da pintura, colagem e personalização dos potes,produzir recipientes seguros e reutilizáveis para armazenar mantimentos (arroz, feijão, açúcar, café, farinha etc.), e envolver comunidade, além de público interno em uma ação coletiva e educativa.
Para saber mais sobre as iniciativas, acompanhe a campanha que será lançada pela Supervisão de Apoio à Gestão de Sustentabilidade e Acessibilidade (SASUA) logo em breve por email.


