Estresse

O que é estresse?

 “A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem.[...] No entanto, o estresse do mundo moderno é muito diferente do que existia no passado. Resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. A promissória a vencer no banco e o compromisso com hora marcada prejudicado pelo congestionamento inexplicável não liberam mediadores na quantidade necessária para enfrentar um animal ameaçador, mas provocam um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências nefastas para o organismo.”

Dr. Drauzio Varella

 

Fonte: https://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/estresse/

 

Sintomas

  • Sensação de desgaste constante;
  • Alteração de sono (dormir demais ou pouco);
  • Tensão muscular;
  • Formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo);
  • Problemas de pele;
  • Hipertensão;
  • Mudança de apetite;
  • Alterações de humor;
  • Perda de interesse pelas coisas;
  • Problemas de atenção, concentração e memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

 

Causas

Internos: ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Externos: do ambiente. Mudanças em geral, até mesmo as positivas, desencadeiam estresse – porque exigem adaptação: nascimento de filho, mudanças profissionais (troca de emprego, promoção, demissão), aposentadoria, mudança de casa, divórcio, doença ou morte de pessoas queridas. Mas há também os pequenos, como o trânsito, que pode acabar tendo um peso importante para muitas pessoas.

 

Prevenção

O tratamento do estresse foca três pontos: administrar os estressores, aumentar a resistência a eles e mudar a forma de enfrenta-los.

Administrar estressores requer identificar os que “pesam” mais sobre nós e eliminar, respeitando os próprios limites. Isso requer habilidades como dizer não, negociar e priorizar.

Aumentar nossa resistência aos estressores significa manter nosso organismo saudável e em maiores condições de enfrentar os desafios: dormir bem, cuidar da saúde, alimentar-se de forma saudável, fazer atividades físicas, proporcionar-se momentos de prazer e relaxamento, evitar estimulantes e substâncias tóxicas como café, bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.​

Quando não podemos mudar ou eliminar o estressor precisamos nos adaptar a ele, da melhor maneira.

 

Saiba mais

http://www.brasil.gov.br/saude/2012/04/estresse

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50196-dia-mundial-de-combate-ao-estresse

http://opsicologoonline.com.br/o-que-e-o-estresse-causas-sintomas-e-tratamentos/