Juventude nas eleições é tema de palestra do projeto Voto Jovem

A palestra ocorreu nesta quinta-feira, 26 de setembro, no Centro Educacional Benedito Leite

Palestra Voto Jovem na Escola CE Benedito Leite Escola Modelo - capa

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Tyrone Silva, acompanhado do juiz Itaércio Silva, ex-membro desta Corte, e do diretor-geral, André Mendes, participaram nesta quinta-feira, 26 de setembro, de palestra sobre a juventude nas eleições. Essa foi mais uma ação do projeto Voto Jovem - edição 2019,  que teve inícioem agosto. Coberturado evento no perfil @tremaranhao do instagram e álbum de fotos disponível no Flickr TRE-MA.

Os alunos do ensino médio do Centro Educacional Benedito Leite, coordenados pelas professoras Edlene Vale Batalha e Cristina Nogueira Barreto, discutiram temas sobre o jovem enquanto eleitor e também sobre democracia, sistemas políticos, dentre outros.

Ao iniciar a sua fala, o desembargador Tyrone, coordenador do projeto, abordou o significado e a importância da eleição em um regime democrático e da escolha dos governantes e representantes do povo no parlamento a nível federal, estadual e municipal. Ressaltou a importância do voto no dia da eleição, considerando não só a relevância dele e sua necessidade, mas também as diversas opções de candidatos, de partidos e de ideologias.

Lembrou, ainda, a importância da participação dos jovens como fomentadores de novas idéias e de novos questionamentos, como estimuladores dos debates sobre políticas públicas. "É fundamental que os jovens acompanhem e avaliem o desempenho de cada candidato, notadamente durante o exercício de seu mandato ou durante as campanhas eleitorais", pontuou. Concluiu falando sobre o avanço do processo de votação e a segurança com a implantação da biometria.

O juiz Itaércio, por sua vez, discorreu sobre a evolução do processo eleitoral no Brasil,  destacando que com a promulgação da Constituição Federal de 1988, estabeleceu-se o alistamento eleitoral e o voto facultativo para os jovens de 16 e 17 anos.

O diretor-geral, André Mendes, finalizou dizendo que o poder está nas mãos dos jovens. "A geração de vocês é responsável pela transformação de um país, é responsável pela transformação de uma nação".

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido