Pessoas que trabalham em gabinetes jurídicos participam de oficina de inteligência artificial
Capacitação foi ofertada pelo TREMALAB através da EJE
Para difundir entre servidoras e servidores o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicabilidades no trabalho dos gabinetes, o Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMALAB), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), promoveu a "Oficina de Inteligência Artificial Generativa para gabinetes”, que aconteceu na manhã do dia 2 de agosto.
Os facilitadores da oficina foram o juiz Ferdinando Serejo, membro da Corte do TRE-MA que coordena o TREMALAB, e seus assessores Fábio Carneiro e Vinícius Sales.
Juntos, eles apresentaram formas de produção textual, resumos e análise de dados utilizando as ferramentas ChatGPT e AI Studio Gemini, discutindo benefícios e riscos, além de metodologia baseada na neurociência para uma interação eficaz com elas.
“O uso dessas IAs não pode substituir a análise crítica humana e os retornos fornecidos por elas dependem dos comandos (prompts) utilizados”, destacou o magistrado, que também mencionou que seu gabinete, o GM-1, já utiliza IAs generativas para a produção de votos, com objetivo de deixá-los com linguagem simples, possuam recursos visuais e tenham versão para leitura durante sessão de julgamentos.
Participaram da oficina 25 pessoas, sendo elas de gabinetes, da Assessoria Especial da Presidência (ASESP), Gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral (GABCRE), Secretaria Judiciária Única (SJU) e Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA).