Desenvolvimento infantil

TDAH

TEA

O que é Desenvolvimento Infantil?

O desenvolvimento infantil consiste em uma sucessão de etapas ou fases nas quais ocorre uma série de mudanças físicas e psicológicas que vão implicar no crescimento da criança. Esse desenvolvimento esta ligado diretamente com o ambiente em que a criança está inserida, levando-se em consideração os aspectos sociais, culturais e biológicos.

Dispõe-se de várias teorias que tentam explicar o desenvolvimento infantil, será tratado da teoria que aborda o desenvolvimento e crescimento infantil a partir de uma perspectiva cognitiva, da teoria de Jean Piaget.

Para Piaget o conhecimento não está no sujeito, nem no objeto exclusivamente, mas na interação indissociável entre ambos.

A criança entra em contato com o objeto, experimenta-o por meio de seus sentidos, usa-o de todas as formas e define-o pelo uso que faz dele.

A inteligência estrutura-se elaborando formas de adaptações progressivamente mais complexas.

O ato de conhecer precisa de conteúdos externos para que se efetive, sendo assim, implica a necessidade e a possibilidade de trocas entre o sujeito e o meio físico, social, natural e cultural.

Fases

  • Sensório-motor (zero a dois anos):

Nesta fase a criança explora o mundo através dos sentidos, isto é, ela precisa tocar,  provar os objetos. Nesse estágio as ações geralmente não são intencionais, a aprendizagem ocorre “acidentalmente”, por reflexos.

  • Período Pré-operatório (dois a sete anos):

Corresponde ao período da educação pré-escolar. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos).

Aparece a função simbólica, isto é, os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc.

É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, ou seja, a criança considera que todos pensam como ela.

A noção de espaço, adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença.

O pensamento intuitivo é centrado na percepção e não na imaginação, logo é menos egocêntrico, mas pouco flexível, preso aos acontecimentos particulares, às impressões sensíveis (dos 5 aos 7 anos).

Período Operatório Concreto (sete a onze anos):

A criança já consegue usar a lógica para chegar as soluções da maior parte dos problemas concretos. Entretanto, sua dificuldade aumenta quando se trata de lidar com problemas não concretos.

  • Período Operatório Formal (onze a quinze anos):

O pensamento lógico já consegue ser aplicado a todos os problemas que surgem (o que não implica dizer que todo adolescente é totalmente lógico nas suas ações). Piaget também destaca que o desenvolvimento das operações mentais depende de um meio rico de estímulos. Em um ambiente adequado e propício, a criança desenvolve suas potencialidades, favorecendo assim não só seu crescimento físico, como o emocional e o social.

Jean Piaget (1896-1980)

Jean Piaget foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Saiba mais

COLE, MICHAEL. COLE, SHEILA. O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ARTMED, 2003.

http://segredosdapsicologia.webnode.com.pt/introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20psicologia/crescimento-desenvolvimento-e-envelhecimento/desenvolvimento%20ao%20longo%20da%20inf%C3%A2ncia%20e%20adolesc%C3%AAncia/desenvolvimento-cognitivo2/piaget-e-os-estadios/
http://desenvolvimento-infantil.blog.br/category/destaque/primeira-infancia/
http://www.fmcsv.org.br/pt-br/Paginas/desenvolvimento-infantil.aspx
http://www.enciclopedia-crianca.com/importancia-do-desenvolvimento-infantil/sintese